PRECAUÇÕES CALCIUM SANDOZ XAROPE

Atualizado em 18/05/2016

Nos pacientes com hipercalciúria1 leve (excedendo 300mg = 7,5mmol/24 horas),  com disfunção leve ou moderada da função renal2 ou com história de depósitos urinários, é necessária a monitorização da excreção de cálcio na urina3. Se necessário, deve-se reduzir a dose de cálcio ou interromper o tratamento. Recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos, nos pacientes com tendência a formação de cálculos no trato urinário4.
Devem-se evitar altas doses de vitamina5 D durante a terapia com cálcio, a menos que especificamente indicadas.
Tem-se relatado que os sais de citrato aumentam a absorção de alumínio.Assim, CALCIUM SANDOZ xarope, que contém ácido cítrico na fómula, deve ser usado com cautela em pacientes com função renal2 severamente prejudicada, especialmente os que recebem preparações que contêm alumínio ( veja "Contra-Indicações" ).
O conteúdo de carboidrato6 de CALCIUM SANDOZ xarope (0,45g/5ml) deve ser levado em consideração em pacientes diabéticos.

- Gravidez7 e lactação8
Estudos epidemiológicos com cálcio oral demonstraram que não há aumento de risco teratogênico9 para o feto10.
Embora o cálcio suplementar possa ser excretado no leite materno, é impossível que a concentração seja suficiente para produzir algum efeito adverso ao recém-nascido.

 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipercalciúria: Eliminação de quantidade anormalmente grande de cálcio na urina.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
4 Trato Urinário:
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
6 Carboidrato: Um dos três tipos de nutrientes dos alimentos, é um macronutriente. Os alimentos que possuem carboidratos são: amido, açúcar, frutas, vegetais e derivados do leite.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
9 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
10 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.