FARMACODINÂMICA CATAFLAM

Atualizado em 18/05/2016
Grupo farmacoterapêutico: antiinflamatório não-esteróide (AINE).Mecanismo de ação: CATAFLAM drágeas1 e CATAFLAM supositórios contêm o sal potássico de diclofenaco e  CATAFLAM gotas contém  diclofenaco resinato. O diclofenaco é um composto não-esteroidal, com acentuadas propriedades analgésica, antiinflamatória e antipirética.
CATAFLAM drágeas1 possui um rápido início de ação, o que o torna particularmente adequado ao tratamento de estados dolorosos e/ou inflamatórios agudos. A inibição da biossíntese das prostaglandinas2, demonstrada experimentalmente, é considerada fundamental no mecanismo de ação do diclofenaco. As prostaglandinas2 desempenham papel importante na gênese de inflamação3, dor e febre4.
CATAFLAM  in vitro, nas concentrações equivalentes àquelas alcançadas no homem, não suprime a biossíntese de proteoglicanos nas cartilagens5.
Efeitos farmacodinâmicos: Mediante ensaios clínicos6, foi possível demonstrar que CATAFLAM exerce pronunciado efeito analgésico7 em estados moderados ou severamente dolorosos. Na presença de inflamação3 causada, por exemplo, por trauma ou após intervenção cirúrgica, CATAFLAM alivia rapidamente tanto a dor espontânea quanto a relacionada ao movimento e diminui o edema8 inflamatório e do ferimento. Estudos clínicos com CATAFLAM drágeas1 e CATAFLAM supositórios também revelaram que, na dismenorréia9 primária, CATAFLAM é capaz de aliviar a dor e reduzir o sangramento.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
2 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
3 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
4 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
5 Cartilagens: Tecido resistente e flexível, de cor branca ou cinzenta, formado de grandes células inclusas em substância que apresenta tendência à calcificação e à ossificação.
6 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
7 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
8 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
9 Dismenorréia: Dor associada à menstruação. Em uma porcentagem importante de mulheres é um sintoma normal. Em alguns casos está associada a doenças ginecológicas (endometriose, etc.).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.