INFORMAÇÃO AO PACIENTE CLARIL

Atualizado em 24/05/2016

CLARIL alivia a vermelhidão dos olhos1 causada por poluição, fumaça, pó, pêlos de animais, pólen, grama2, caspa, bem como os sintomas3 leves de coceira. O produto deve ser protegido da luz e calor.
O prazo de validade está gravado na embalagem do medicamento. Não use medicamento com prazo de validade vencido.

Deve-se evitar o uso em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Para evitar a contaminação, não toque a ponta do conta-gotas em qualquer superfície. Feche o frasco imediatamente após o uso. EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO4 OCULAR.
Caso seja um usuário(a) de lentes de contato, remova-as antes do uso de CLARIL.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Em caso de dor no olho5, alterações na visão6, vermelhidão ou irritação contínua no olho5, ou se esta condição piorar ou persistir por mais de 72 horas, interrompa o uso e consulte o médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Olhos:
2 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
5 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
6 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.