INFORMAÇÃO TÉCNICA CLARITIN-D 24 HORAS

Atualizado em 24/05/2016

Cada comprimido revestido de liberação lenta contém 10 mg de loratadina no revestimento e 240 mg de sulfato de pseudoefedrina no núcleo. A loratadina é liberada imediatamente, enquanto que a pseudoefedrina é liberada lentamente do núcleo, permitindo administração única diária.

A loratadina é um potente anti-histamínico de ação prolongada, com atividade seletiva, antagônica aos receptores H1 periféricos.

O sulfato de pseudoefedrina é um agente vasoconstritor para administração oral; tem efeito descongestionante gradual, mas constante, das vias aéreas superiores. A membrana mucosa1 das vias respiratórias descongestiona-se por sua ação simpaticomimética.

A associação de loratadina e sulfato de pseudoefedrina controla os sintomas2 mediados pela histamina3 e alivia a congestão nasal associada à rinite4 alérgica e resfriado comum.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Membrana Mucosa: EPITÉLIO com células secretoras de MUCOS, como as CÉLULAS CALICIFORMES. Forma o revestimento de muitas cavidades do corpo, como TRATO GASTROINTESTINAL, TRATO RESPIRATÓRIO e trato reprodutivo. Mucosa, rica em sangue e em vasos linfáticos, compreende um epitélio interno, uma camada média (lâmina própria) do TECIDO CONJUNTIVO frouxo e uma camada externa (muscularis mucosae) de células musculares lisas que separam a mucosa da submucosa.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
4 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.