AÇÃO FARMACOLÓGICA CLORANA

Atualizado em 24/05/2016

A hidroclorotiazida altera a reabsorção de eletrólitos1 ao nível dos túbulos contornados distais2, aumentando a excreção do sódio e cloretos em quantidades aproximadamente equivalentes. A natriurese3 pode provocar perda secundária de potássio. O mecanismo do  efeito anti-hipertensivo dos diuréticos4 tiazídicos parece estar relacionado com a excreção e redistribuição do sódio. Esses compostos não afetam a pressão sangüínea5 normal. A ação dos tiazídicos se inicia cerca de 2 horas após a administração oral, tendo a duração de 6 a 12 horas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
2 Distais: 1. Que se localiza longe do centro, do ponto de origem ou do ponto de união. 2. Espacialmente distante; remoto. 3. Em anatomia geral, é o mais afastado do tronco (diz-se de membro) ou do ponto de origem (diz-se de vasos ou nervos). Ou também o que é voltado para a direção oposta à cabeça. 4. Em odontologia, é o mais distante do ponto médio do arco dental.
3 Natriurese: É o aumento da excreção urinária de sódio; natriuria, natriúria.
4 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
5 Pressão sangüínea: Força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É expressa como uma razão (Exemplo: 120/80, lê-se 120 por 80). O primeiro número é a pressão sistólica ou pressão máxima. E o segundo número é a presão diastólica ou mínima.

Tem alguma dúvida sobre AÇÃO FARMACOLÓGICA CLORANA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.