INFORMAÇÕES AO PACIENTE COLPISTAR

Atualizado em 24/05/2016

 

O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, sob temperatura não-superior a 25ºC, ao abrigo da luz, calor e umidade, apresenta uma validade de 18 meses, a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados produtos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízo à saúde1. É conveniente que o médico seja avisado caso ocorra gravidez2 durante ou imediatamente após o tratamento, bem como do aparecimento de reações desagradáveis, tais como ardor3 e prurido4, que possam ser atribuídas ao medicamento. Para um tratamento eficaz, é indispensável que a aplicação de COLPISTAR seja feita durante o número de dias consecutivos determinados pelo médico. Uso durante a gravidez2 e amamentação5: COLPISTAR é contra-indicado em pacientes com conhecida alergia6 aos principais ativos do produto. Também não está recomendada sua utilização no primeiro trimestre de gravidez2 e por mulheres em fase de amamentação5, uma vez que o metronidazol atravessa a barreira placentária e está presente no leite materno. É aconselhável que, antes da utilização do medicamento no último trimestre de gravidez2, seja feita uma avaliação dos benefícios do tratamento contra os possíveis riscos para a mãe e o feto7.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Não tome remédio sem conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde1.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
4 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
6 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
7 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.