PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS COLTRAX COMPRIMIDOS

Atualizado em 24/05/2016
Deve-se reduzir a posologia de COLTRAX caso seja evidenciada diarréia1 no paciente.COLTRAX pode desencadear crises convulsivas em pacientes com epilepsia2 ou naqueles pacientes com risco de crises epiléticas.
Devido a presença de lactose3, pacientes com raros problemas hereditários de intolerância a lactose3, deficiência na lactase ou malabsorção glicose4-lactose3 não devem tomar este medicamento.
Devido a presença de sacarose, pacientes com problemas raros hereditários de intolerância a frutose5 não devem tomar este medicamento.
Atenção diabéticos: contém açúcar6 (sacarose 2,8 mg/comprimido).
COLTRAX não é recomendado para uso em crianças abaixo de 15 anos.
Deve-se reduzir a posologia de COLTRAX caso seja evidenciada diarréia1 no paciente.
Uso na Gravidez7 e Lactação8:
Estudos conduzidos em animais mostraram toxicidade9 reprodutiva. Existem dados clínicos insuficientes para avaliar a segurança do uso na gravidez7. Deste modo o riso potencial para o enbrião e feto10 é deconhecido. Por conseqüência, tiocolchicosídeo é contra-indicado na gravidez7.
Como ocorre a passagem de COLTRAX ao leite materno, é contra-indicado o seu uso durante a lactação8.
Efeitos na habilidade de dirigir ou operar máquinas:
Não existem dados disponíveis no efeito de dirigir veículos e operar máquinas. Estudos clínicos concluíram que tiocolchicosídeo não tem efeito no desempenho psicomotor11. Entretanto, poucos casos de sonolência têm sido relatados, isto deve ser levado em consideração quando dirigir veículos ou operar máquinas.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
2 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
3 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
4 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
5 Frutose: Açúcar encontrado naturalmente em frutas e mel. A frutose encontrada em alimentos processados é derivada do milho. Contém quatro calorias por grama.
6 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
9 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
10 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
11 Psicomotor: Próprio ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.