POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO CONCENTRADO DE FATOR VIII BEHRING

Atualizado em 24/05/2016
A DOSE DEPENDE DO GRAU DE DEFICIENCIA DE FATOR VIII, ASSIM COMO DA NATUREZA E LOCALIZACAO DA HEMORRAGIA1. A QUANTIDADE DE FATOR VIII NECESSARIA PODE SER CALCULADA DA SEGUINTE MANEIRA: NA ADMINISTRACAO DE 1 UI/KG DE PESO CORPORAL ESPERA-SE UM AUMENTO DE CERCA DE 1% NA ATIVIDADE DO FATOR VIII EM RELACAO AO VALOR NORMAL. NOS EVENTOS HEMORRAGICOS2 MOSTRADOS A SEGUIR, NAO SE DEVE PERMITIR QUE O NIVEL SANGUINEO DE FATOR VIII CAIA ABAIXO DO NIVEL MENCIONADO (EXPRESSO EM PORCENTAGEM DO VALOR NORMAL) DURANTE O PERIODO CORRESPONDENTE: A QUANTIDADE A SER ADMINISTRADA DEVE TER COMO ORIENTACAO BASICA A EFICACIA CLINICA INDIVIDUAL. EM DETERMINADAS CIRCUNSTANCIAS, PODEM SER NECESSARIAS QUANTIDADES SUPERIORES AQUELAS CALCULADAS, PRINCIPALMENTE NA DOSE INICIAL. UMA MONITORACAO RIGOROSA DA TERAPIA SUBSTITUTIVA ATRAVES DA ANALISE DOS PARAMETROS DE COAGULACAO3 E INDISPENSAVEL, PRINCIPALMENTE NOS CASOS DE CIRURGIAS DE GRANDE PORTE. O EFEITO TERAPEUTICO PODE NAO SER OBTIDO NO CASO DO SANGUE4 DO PACIENTE CONTER UM TITULO ELEVADO DE INIBIDORES DE FATOR VIII (HEMOFILIA5 DE INIBICAO). NESTE CASO, HA QUE PROCURAR SUPERAR A INFLUENCIA INIBITORIA MEDIANTE ADMINISTRACAO DE ALTAS DOSES DE FATOR VIII. NOS CASOS EM QUE O PRODUTO FOR UTILIZADO PARA TRATAMENTO NO DOMICILIO DO PACIENTE, E IMPRESCINDIVEL ATER-SE ESTRITAMENTE AS INSTRUCOES DO MEDICO. APOS O PREPARO, A SOLUCAO DEVE SER APLICADA DENTRO DE 3 HORAS, NO MAXIMO. PREPARO DA SOLUCAO: A) AQUECER O SOLVENTE A UMA TEMPERATURA ENTRE 20 OC E 37 OC. B) APOS REMOVER A TAMPA DO SELO DE ALUMINIO DO FRASCO E DESINFETAR A SUPERFICIE DA TAMPA DE BORRACHA, TRANSFERIR O SOLVENTE COM O AUXILIO DE UMA SERINGA6 COM AGULHA. C) GIRAR O FRASCO SUAVEMENTE ATE A DISSOLUCAO TOTAL DO LIOFILO, SEM AGITAR PARA EVITAR A FORMACAO DE ESPUMA. O LIOFILO DEVE ESTAR COMPLETAMENTE DISSOLVIDO EM 10 MINUTOS COM A OBTENCAO DE UMA SOLUCAO CLARA OU LEVEMENTE OPALESCENTE. INJECAO7: A) INSERIR UMA AGULHA-FILTRO NO FRASCO CONTENDO A SOLUCAO. B) CONECTAR UMA SERINGA6 DESCARTAVEL ESTERIL ADEQUADA NA AGULHA FILTRO. C) ASPIRAR A SOLUCAO LENTAMENTE. QUANDO DO USO DE VARIAS SERINGAS, A AGULHA-FILTRO PERMANECE NO FRASCO. NAO USAR A AGULHA-FILTRO PARA INJECAO7. D) CONECTAR UMA AGULHA DE INJECAO7 ADEQUADA NA SERINGA6 CHEIA E INJETAR A SOLUCAO LENTAMENTE POR VIA INTRAVENOSA (NO MAXIMO 4 ML POR MINUTO). A APLICACAO TAMBEM PODE SER EFETUADA COM UM DISPOSITIVO DE PERFUSAO. INFUSAO: DISSOLVER O PRODUTO COMO DESCRITO ANTERIORMENTE E INFUNDIR LENTAMENTE POR VIA INTRAVENOSA ATRAVES DE DISPOSITIVO DE TRANSFUSAO8 DESCARTAVEL (COM FILTRO ADAPTADO).
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
2 Hemorrágicos: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
3 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Hemofilia: Doença transmitida de forma hereditária na qual existe uma menor produção de fatores de coagulação. Como conseqüência são produzidos sangramentos por traumatismos mínimos, sobretudo em articulações (hemartrose). Sua gravidade depende da concentração de fatores de coagulação no sangue.
6 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
7 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
8 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.