
POSOLOGIA DEXAMETASONA SOLUÇÃO INJETÁVEL
Cada ml da solução injetável 4mg/ml contém fosfato dissódico de dexametasona equivalente a 4mg de fosfato de dexametasona ou 3,33mg de dexametasona.
Cada ml da solução injetável 2mg/ml contém fosfato dissódico de dexametasona equivalente a 2mg de fosfato de dexametasona ou 1,67mg de dexametasona.
A posologia deve ser individualizada segundo a gravidade da moléstia e a resposta do paciente.
Recomendações posológicas específicas:
Em doenças crônicas, usualmente não fatais, incluindo distúrbios endócrinos e afecções1 reumáticas crônicas, estados edematosos, doenças respiratórias e gastrointestinais, algumas doenças dermatológicas hematológicas, deve-se iniciar com doses baixas (0,5 mg a 1 mg por dia) e aumentar gradualmente a posologia até a menor dose capaz de promover o desejado grau de alívio sintomático2. As doses podem ser administradas duas, três ou quatro vezes ao dia.
Nas doenças agudas não fatais, incluindo estados alérgicos, doenças oftálmicas e afecções1 reumáticas agudas e subagudas, a posologia varia entre 2 e 3 mg por dia.
Nas doenças crônicas, como sejam: o lupus3 eritematoso4 sistêmico5; o pênfigo e a sarcoidose6 sintomática7, a posologia inicial recomendada é de 2 a 4,5 mg por dia, em alguns pacientes são necessárias doses mais altas.
Nas doenças agudas, envolvendo risco de vida, a posologia inicial varia de 4 a 10 mg por dia, em 4 doses fracionadas.
A critério médico a dose pode ser aumentada.
Na síndrome8 adrenogenital, posologias diárias de 0,5 mg a 1,5 mg podem manter a criança em remissão e prevenir a recidiva9 da excreção anormal dos 17-cetosteróides. Como terapia maciça em certas afecções1, tais como leucemia10 aguda, síndrome nefrótica11 e pênfigo, a posologia recomendada é de 10 a 15 mg por dia. Os pacientes que recebem tão alta posologia devem ser observados muito atentamente, dado o possível aparecimento de reações graves.
A posologia total diária não precisa exceder 80 mg. Para conforto do paciente, não injetar mais de 2ml no mesmo local do músculo. A injeção12 pode ser feita por via endovenosa, gota13-a-gota13 em infusão com soro14 fisiológico15 ou solução glicosada.
Injeções Intra-articulares, Intralesionais e nos Tecidos Moles
As injeções intra-articulares, intralesionais e nos tecidos moles geralmente são utilizadas quando as articulações16 ou as áreas afetadas limitam-se a um ou dois pontos. Eis algumas das doses únicas usuais:
Local de Injeção12 Volume Quantidade de
de Fosfato de
Injeção12 Dexametasona
(ml) (mg)
Grandes articulações16 0 ,5 a 1 2 a 4
(por exemplo, joelho)
Pequenas articulações16 0,2 a 0,25 0,8 a 1
(por exemplo, interfalangianas,
temporomandibular)
Bolsas Sinoviais17 0,5 a 0,75 2 a 3
Bainhas Tendinosas 0,1 a 0,25 0,4 a 1
Infiltração nos tecidos moles 0,5 a 1,5 2 a 6
Gânglios18 0,25 a 0,5 1 a 2
A freqüência da injeção12 varia desde uma vez cada 3 a 5 dias, até uma vez cada 2 a 3 semanas, dependendo da resposta ao tratamento.
Síndrome8 de sofrimento respiratório neonatal: Profilaxia pré-natal.
A posologia recomendada de Dexametasona Injetável é de 5mg administrado por via intramuscular na mãe cada doze horas, até o total de quatro doses. A administração deve ser iniciada de preferência entre 24 horas e sete dias antes da data estimada do parto.
- Superdosagem:
Na eventualidade da ingestão acidental ou administração de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as mediadas habituais de controle das funções vitais.