PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS DICORANTIL CAPSULAS

Atualizado em 24/05/2016

Em razão de sua ação inotrópica negativa, o DICORANTIL será prescrito com precaução e somente após tratamento apropriado nos  doentes com insuficiência cardíaca1 ou tendo apresentado manifestações desse tipo anteriormente. Uma vigilância estreita será igualmente aplicada em caso de cardiopatia (prescrição eventual, associada ou anterior, de digitálicos e controles eletrocardiográficos repetidos). A eliminação principalmente urinária do DICORANTIL (80%) torna necessária uma redução das doses no caso de insuficiência renal2. A experimentação do produto por via venosa permitiu precisar que sua posologia deve, em caso de insuficiência renal2, ser reduzida a 1/3 ou mesmo 1/5 da dose habitual. A existência de bradicardia3, tendências sincopais, de hipotensão arterial4 devem conduzir a um exame eletrocardiográfico para pesquisar um alongamento do intervalo QT, excepcionalmente um alargamento do QRS 12/100seg ou um bloqueio de ramo. O aparecimento de bloqueio atrioventricular ou bloqueio de ramo bilateral deve fazer suspender o uso de DICORANTIL. A glicemia5 deve ser regularmente controlada, particularmente  nos pacientes com insuficiência cardíaca1 descompensada ou insuficiência hepática6, assim como nos doentes idosos e mal-nutridos.
Não deve ser empregado em pacientes no primeiro trimestre da gravidez7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
2 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
3 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
4 Hipotensão arterial: Diminuição da pressão arterial abaixo dos valores normais. Estes valores normais são 90 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 50 milímetros de pressão diastólica.
5 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
6 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.