REAÇÕES ADVERSAS DICORANTIL INJETAVEL 100 MG

Atualizado em 24/05/2016
CARDIACAS (VER PRECAUCOES). E ADMITIDO QUE O PODER ARRITMOGENICO DA DISOPIRAMIDA E FRACO. NO ENTANTO, COMO OCORRE COM OS OUTROS ANTIARRITMICOS, PODE OCORRER AGRAVACAO OU APARICAO DE PROBLEMAS DE RITMO VENTRICULAR (TAQUICARDIA1 VENTRICULAR, FIBRILACAO VENTRICULAR, TORSADES DE POINTES). ESTES ACIDENTES SAO FAVORECIDOS POR HIPOCALEMIA2 OU ASSOCIACAO COM OUTROS ANTIARRITMICOS, CARDIOPATIA SEVERA, OU ALONGAMENTO DO ESPACO QT; PODEM OCORRER PROBLEMAS DE CONDUCAO CARDIACA, ALONGAMENTO DO INTERVALO QT, ALARGAMENTO DO QRS, BLOQUEIOS AURICULOVENTRICULARES BLOQUEIOS DE RAMO (VER PRECAUCOES); INSUFICIENCIA CARDIACA3 SEVERA AGUDA E ATE ESTADOS DE CHOQUE4 CARDIOGENICO TAMBEM FORAM DESCRITOS, PRINCIPALMENTE EM PACIENTES COM CARDIOPATIA SEVERA. O BAIXO DEBITO RESULTANTE PODE PROVOCAR UMA INSUFICIENCIA RENAL5 E(OU) INSUFICIENCIA HEPATICA6 AGUDA, SIMULANDO UMA HEPATITE7 AGUDA CITOLITICA; REACOES DE TIPO ATROPINICO, COMO DISURIA8, RETENCAO AGUDA DE URINA9 (PRINCIPALMENTE EM PROSTATICOS), PROBLEMAS DE ACOMODACAO VISUAL E DIPLOPIA10, SECURA DA BOCA11, CONSTIPACAO12 E IMPOTENCIA13, PODEM OCORRER; EPIGASTRALGIA14; RARAMENTE: HIPOGLICEMIA15, ICTERICIA16 COLESTATICA.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
2 Hipocalemia: Concentração sérica de potássio inferior a 3,5 mEq/l. Pode ocorrer por alterações na distribuição de potássio (desvio do compartimento extracelular para intracelular) ou de reduções efetivas no conteúdo corporal de potássio por uma menor ingesta ou por perda aumentada. Fraqueza muscular e arritimias cardíacas são os sinais e sintomas mais comuns, podendo haver também poliúria, polidipsia e constipação. Pode ainda ser assintomática.
3 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
4 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
7 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
8 Disúria: Dificuldade para urinar. Pode produzir ardor, dor, micção intermitente, etc. Em geral corresponde a uma infecção urinária.
9 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
10 Diplopia: Visão dupla.
11 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
12 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
13 Impotência: Incapacidade para ter ou manter a ereção para atividades sexuais. Também chamada de disfunção erétil.
14 Epigastralgia: Dor na região epigástrica, ou seja, na parte mediana superior da parede abdominal, que corresponde em profundidade, aproximadamente, ao estômago e ao lobo esquerdo do fígado.
15 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
16 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.