PRECAUÇÕES DIGOXINA DARROW 0,25 MG

Atualizado em 24/05/2016

Nas seguintes situações, a terapêutica1 digitálica somente deverá ser instituída sob rígido controle médico e avaliação precisa da relação risco-benefício.   Bloqueio átrio-ventricular (BAV) incompleto e outras alterações de condução; estenose2 sub-aórtica hipertrófica idiopática3; doenças cardíacas isquêmicas; hiperpotassemia; hipopotassemia4, hipomagnesemia, miocardite5 e pericardite6; doença pulmonar severa.  Em pacientes portadores de alterações da função renal7, deve-se ajustar as doses de Digoxina Darrow, a fim de se evitar a intoxicação digitálica.  É recomendado cautela em pacientes idosos ou debilitaos e naqueles que estejam em uso de marca-passo8 cardíaco, estando indicado uma cuidadosa avaliação do ajuste das doses de Digoxina Darrow.  Não é aconselhável a administração concomitante de cálcio à terapia glicosídica.
Uso na gravidez9:  É sabido que os digitálicos atravessam a barreira placentária, por conseguinte, é aconselhável uma rigorosa avaliação de sua real necessidade durante a gravidez9.
Lactação10:  A Digoxina é excretada no leite materno em quantidades, extremamente, inferiores às doses terapêuticas administradas ao recém-nato.  Por conseguinte, não deverá ocorrer qualquer efeito farmacológico de relevância no recém-nato.  De qualquer modo, deve-se observar cautela quando agentes digitálicos forem administrados às mulheres em período de lactação10.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
2 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
3 Idiopática: 1. Relativo a idiopatia; que se forma ou se manifesta espontaneamente ou a partir de causas obscuras ou desconhecidas; não associado a outra doença. 2. Peculiar a um indivíduo.
4 Hipopotassemia: Concentração sérica de potássio inferior a 3,5 mEq/l. Pode ocorrer por alterações na distribuição de potássio (desvio do compartimento extracelular para intracelular) ou de reduções efetivas no conteúdo corporal de potássio por uma menor ingesta ou por perda aumentada. Fraqueza muscular e arritimias cardíacas são os sinais e sintomas mais comuns, podendo haver também poliúria, polidipsia e constipação. Pode ainda ser assintomática.
5 Miocardite: 1. Inflamação das paredes musculares do coração. 2. Infecção do miocárdio causada por bactéria, vírus ou outros microrganismos.
6 Pericardite: Inflamação da membrana que recobre externamente o coração e os vasos sanguíneos que saem dele. Os sintomas dependem da velocidade e grau de lesão que produz. Variam desde dor torácica, febre, até o tamponamento cardíaco, que é uma emergência médica potencialmente fatal.
7 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
8 Marca-passo: Dispositivo implantado no peito ou no abdômen com o por objetivo de regular os batimentos cardíacos.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.