PRECAUÇÕES ESPERSON

Atualizado em 24/05/2016

Gestação e lactação1 : devido ao risco de absorção da desoximetasona, a aplicação tópica de Esperson em áreas extensas é contra-indicado durante a gravidez2 ou lactação1. Entretanto, se o médico considerar necessário o uso de Esperson, este pode ser  aplicado em uma pequena área da pele3.

Esperson somente poderá ser utilizado em bebês4 ou crianças com menos de 6 anos se o médico considerar necessário, já que nesta faixa de idade o risco de efeitos sistêmicos5, devido a absorção de corticosteróide, é maior. Se o uso for inevitável, a aplicação deverá ser a mínima dose necessária para o sucesso do tratamento.

Em adultos, em circunstâncias excepcionais pode ser necessário aplicar Esperson em grandes áreas da pele3. Em tais casos, especialmente no uso prolongado, a possibilidade de supressão da adrenal deve ser considerada. Se isto ocorrer, o tratamento deverá ser descontinuado gradualmente.

Ao longo do tempo, a pressão intra-ocular pode aumentar se pequenas doses de corticosteróides tópicos (incluindo Esperson) repetidamente entrar em contato com a bolsa conjuntival. Por esta razão, a aplicação prolongada de Esperson nos arredores dos olhos6 deverá ser precedida por uma cuidadosa avaliação do risco/benefício e deve somente ser feita sob supervisão médica.

Corticosteróides tópicos tais como Esperson devem ser usados somente na terapia sintomática7 de infecções8 bacterianas e/ou infecções8 micóticas em associação concomitante com tratamento antibacteriano ou antimicótico.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
5 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
6 Olhos:
7 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
8 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.