INFORMAÇÕES TÉCNICAS FELDENE GEL

Atualizado em 24/05/2016

Ações:

Piroxicam na forma Gel é um agente antiinflamatório não esteróide que possui também propriedades analgésicas. Edema1, eritema2, proliferação tecidual, febre3 e dor podem ser inibidas em animais de laboratório pela administração de Piroxicam Gel.

Piroxicam é eficaz independentemente da etiologia4 da inflamação5. Enquanto, como com outros agentes antiinflamatórios, seu mecanismo de ação não é totalmente conhecido, estudos "in vivo" e "in vitro" têm mostrado que Piroxicam interage em vários passos da resposta imune e da inflamação5 através:                          da inibição da síntese de prostanóides, incluindo as prostaglandinas6, através da inibição reversível da enzima7 ciclo-oxigenase;
                         da inibição da agregação dos neutrófilos8;
                         da inibição da migração das células9 polimorfonucleares10 e monócitos11 para a área de inflamação5;
                         da inibição da liberação de enzimas lisossomais de leucócitos12 estimulados;
                         da inibição da formação do ânion superóxido pelo neutrófilo;
                         da redução da produção do fator reumatóide sistêmico13 e sinovial em pacientes com artrite reumatóide14 soro15-positiva.

Estudos de toxicidade16 aguda e crônica e de irritação foram realizados em animais. Em um estudo de toxicidade16 aguda piroxicam Gel 0,5% foi aplicado topicamente na dose de 5g/kg em ratos albinos (200 a 300 vezes a aplicação clínica recomendada). Não foram observadas mortes, sinais17 clínicos de toxicidade16, irritação na pele18 e nem alterações significantes na autópsia19. Foi realizado um estudo durante um mês em ratos albinos onde um grupo recebeu aplicação diária de 1g do gel na pele18 dorsal; Outro grupo foi tratado com o veículo e o terceiro grupo serviu como controle.
Neste estudo não foi observada irritação da pele18 no local do tratamento, nem alterações droga-relacionadas em hematologia, parâmetros químicos laboratoriais, peso dos órgãos, histopatologia20 e na autópsia19. O gel também foi avaliado em relação a irritação primária da pele18, irritação nos olhos21 e fototoxicidade em coelhos e em relação a fotoalergia e potencial de sensibilização em cobaias. Não houve reações na pele18 intacta dos coelhos após a aplicação de piroxicam Gel 0,5% ou veículo. Na pele18 lesada, Piroxicam Gel produziu leve eritema2 e edema1 que foram um pouco maiores do que na administração do veículo.

Piroxicam Gel 0,5% foi comparável à indometacina gel 1% em todos os modelos estudados e foi comparável à administração oral de piroxicam na inibição da inflamação5 do edema1 na pata de rato induzida pela carragenina.

Baseado em vários estudos de farmacocinética e de distribuição tecidual em ratos e em cães, piroxicam Gel 0,5% foi contínua e gradualmente absorvido desde a pele18 até a musculatura ou líquido sinovial22. Em adição, o equilíbrio de absorção entre a pele18 e o músculo ou líquido sinovial22 parece ser alcançado rapidamente em poucas horas após a aplicação.

Em um estudo de doses múltiplas de Piroxicam Gel 0,5%, administrado duas vezes ao dia (dose total diária equivalente a 20mg) por 14 dias, os níveis plasmáticos aumentaram lentamente durante o decorrer do tratamento, chegando a 200ng/ml no 4º dia. Os níveis plasmáticos de "steady state" (equilíbrio) foram em média entre 300 e 400ng/ml, e os valores médios permaneceram abaixo de 400 ng/ml, mesmo no 14º dia de tratamento. Os níveis de Piroxicam Gel observados no "steady state" (equilíbrio) foram aproximadamente 5% daqueles observados em pacientes recebendo doses orais similares (20mg/dia). A meia-vida de eliminação neste estudo foi calculada em aproximadamente 79 horas. Em humanos Piroxicam Gel demonstrou ser bem tolerado na pele18 de voluntários com sensibilidade cutânea23.

                         

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
2 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
3 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
4 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
5 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
6 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
7 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
8 Neutrófilos: Leucócitos granulares que apresentam um núcleo composto de três a cinco lóbulos conectados por filamenos delgados de cromatina. O citoplasma contém grânulos finos e inconspícuos que coram-se com corantes neutros.
9 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
10 Polimorfonucleares: Na histologia, é o que possui o núcleo profundamente lobado, aparentando ser múltiplo. Está presente no sangue, com núcleo de forma irregular e grânulos citoplasmáticos (diz-se de leucócito).
11 Monócitos: É um tipo de leucócito mononuclear fagocitário, que se forma na medula óssea e é posteriormente transportado para os tecidos, onde se desenvolve em macrófagos.
12 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
13 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
14 Artrite reumatóide: Doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade. Em geral, acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos.
15 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
16 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
17 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
18 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
19 Autópsia: 1. Em medicina legal, necropsia ou autópsia é o exame minucioso de um cadáver, realizado por especialista qualificado, para determinar o momento e a causa da morte. 2. Exame, inspeção de si próprio. No sentido figurado, é uma análise minuciosa; crítica severa.
20 Histopatologia: Histologia de tecidos orgânicos que apresentam lesões. A histologia é uma disciplina biomédica que realiza estudos da estrutura microscópica, composição e função dos tecidos vivos.
21 Olhos:
22 Líquido sinovial: Gel viscoso e transparente que lubrifica as estruturas que banha, minorando o atrito entre elas. Ele é encontrado na cavidade da cápsula articular.
23 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.