INFORMAÇÕES AO PACIENTE FLOGORAL COLUTÓRIO - CREME DENTAL

Atualizado em 24/05/2016

O que é e para que serve FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina)?FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) é um medicamento que apresenta propriedades antiinflamatória, analgésica e anestésica, indicado para o tratamento de processos inflamatórios e dolorosos da boca1 e garganta2.

Como FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) deve ser armazenado?
Como todo medicamento, FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) deve ser guardado em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Qual o prazo de validade de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina)?
O prazo de validade de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) colutório laranja, spray e creme dental é de 36 meses após a data de fabricação impressa nas embalagens do produto.
O prazo de validade de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) pastilhas (limão, menta, laranja e cereja) é de 24 meses após a data de fabricação impressa nas embalagens do produto.
O prazo de validade de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) colutório sabor menta em frasco de vidro é de 48 meses após a data de fabricação impressa na embalagem do produto.
Ao utilizar o medicamento, confira sempre seu prazo de validade.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde3.

FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) pode ser utilizado durante a gravidez4 e amamentação5?
Como regra geral, você deve evitar qualquer medicamento neste período. Informe seu médico a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Como FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) deve ser utilizado?
Colutório: 2, 3 ou mais bochechos ou gargarejos ao dia com 1 copo-medida e meio (15 ml) de colutório puro ou diluído em um pouco de água.
Pastilha: dissolver uma pastilha na boca1, três ou mais vezes ao dia.
Spray: fazer 2 a 6 nebulizações ao dia nas áreas inflamadas da boca1 e garganta2.
Creme dental: escovar os dentes e as gengivas 3 a 4 vezes ao dia, após as refeições.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Quais são as possíveis reações adversas com o uso de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina)?
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como a sensibilização decorrente do uso prolongado de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina). Nesse caso, o tratamento deve ser interrompido.
O uso de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) colutório não-diluído em pacientes com alterações da mucosa6 pode produzir irritação local sob forma de ardor7.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Quando FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) não deve ser utilizado?
FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) não deve ser utilizado por pacientes que tenham alergia8 ao cloridrato de benzidamina ou aos demais componentes da fórmula.

Quando o uso de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) requer cuidados especiais?
FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) colutório destina-se ao uso tópico9, em gargarejos e bochechos, não devendo portanto ser ingerido.
Em caso de insuficiência renal10, consulte seu médico antes de utilizar FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina). Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não são conhecidas interações com outros medicamentos nem outras formas de interação.

Pacientes diabéticos podem fazer uso de FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina)?
FLOGORAL® pastilhas - Atenção diabéticos: contém açúcar11 FLOGORAL® (cloridrato de benzidamina) colutório, spray e creme dental não contém açúcar11. Se você for diabético, certifique-se com seu médico sobre o uso do produto.

Em caso de ingestão acidental ou superdosagem do produto, que providências tomar?
Em caso de ingestão acidental ou superdosagem, entre imediatamente em contato com seu médico ou procure um prontosocorro, informando a quantidade exata ingerida do produto, horário da ingestão e os sintomas12.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE3.

FLOGORAL® colutório menta contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma13 brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
2 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
6 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
7 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
8 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
9 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
10 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
11 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
12 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
13 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.