INFORMAÇÃO TÉCNICA NOTUSS
O paracetamol é um analgésico1 e antitérmico2 cujos efeitos farmacológicos são bastante difundidos. Constitui-se no mais importante derivado acetaminofenólico, pela baixa toxicidade3 em relação aos outros componentes de seu grupo, como também em relação aos pirazolônicos e salicílicos. Sobre estes últimos, apresenta a vantagem de ser menos irritante gástrico e de desencadear menos reações de hipersensibilidade. É o substituto ideal para os pacientes alérgicos aos salicilatos.
O cloridrato de difenidramina é um antihistamínico e antitussígeno seguro e eficaz. Sua ação anticolinérgica diminui a secreção mucosa4, aliviando a rinorréia5. Resultados de estudos clínicos indicam que o cloridrato de difenidramina reduz significantemente a tosse em pacientes com tosse crônica. Seu efeito antitussígeno deve-se a um mecanismo central envolvendo o centro da tosse. Uma ação periférica pode contribuir para sua efetividade, mas são necessários mais estudos para estabelecer este ponto.
O cloridrato de d-pseudoefedrina é um vasoconstritor eficaz. Tem ação vasopressora menor que a efedrina e causa pouca estimulação do sistema nervoso central6. A administração oral da d-pseudoefedrina distribui a droga pela circulação7 sistêmica, atingindo o leito vascular8 da mucosa4 nasal. Os descongestionantes orais tem a vantagem de uma maior duração do efeito em comparação a certas preparações de uso tópico9. Além disso, não foram associados com congestão reflexa ou rinite10 medicamentosa, devido ao grau menor de vasoconstrição11 e da ausência de irritação local causada pela droga.
O cloridrato de d-pseudoefedrina foi considerado efetivo como descongestionante oral pelo FDA.
A dropropizina é um antitussígeno de ação predominantemente periférica, que age por inibição do arco reflexo, da tosse, através da redução da excitabilidade dos receptores traqueobrônquicos. Desta forma, é um sedativo da tosse com ação miorrelaxante12 brônquica, produzindo melhora na ventilação13 pulmonar.
