INFORMAÇÕES TÉCNICAS GAVIZ

Atualizado em 24/05/2016
CARACTERÍSTICAS:
GAVIZ reage quimicamente para neutralizar ou tamponar o ácido existente no estômago1, aumentando o pH estomacal, aliviando os sintomas2 de hiperacidez. Aumenta, também, o pH intraesofágico, diminuindo a atividade da pepsina, controlando, assim, o refluxo gastroesofágico3.
As substâncias ativas do GAVIZ são antiácidos4 clássicos, cuja farmacologia5 e indicações estão amplamente estabelecidas.
A associação entre os mesmos permite um efeito neutralizador da acidez gástrica6 de início imediato e longa duração.
Pequenas quantidades do alumínio e aproximadamente 10% do magnésio são absorvidos no intestino. O início da ação dos princípios ativos dependem da capacidade de solubilização no estômago1 e da capacidade de reação com o ácido clorídrico7. O hidróxido de alumínio tem início de ação rápido, a do carboneto de magnésio é intermediária e a do trissilicato é lenta. A duração da ação é determinada inicialmente pelo tempo de esvaziamento gástrico. Quando o antiácido8 é dado 1 hora após as refeições, o efeito neutralizante pode ser prolongado por até 3 horas. A duração de ação do hidróxido de alumínio e do trissilicato é prolongada e a do carbonato é curta. A eliminação é fecal e renal9.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Refluxo gastroesofágico: Presença de conteúdo ácido proveniente do estômago na luz esofágica. Como o dito órgão não está adaptado fisiologicamente para suportar a acidez do suco gástrico, pode ser produzida inflamação de sua mucosa (esofagite).
4 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
5 Farmacologia: Ramo da medicina que estuda as propriedades químicas dos medicamentos e suas respectivas classificações.
6 Acidez gástrica: Estado normal do conteúdo do estômago caracterizado por uma elevada quantidade de íons hidrogênio, quantidade esta que pode ser medida através de uma escala logarítmica denominada pH.
7 Ácido clorídrico: Ácido clorídrico ou ácido muriático é uma solução aquosa, ácida e queimativa, normalmente utilizado como reagente químico. É um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa.
8 Antiácido: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
9 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.