INFORMAÇÕES TÉCNICAS CLOFENAK GEL

Atualizado em 24/05/2016

PROPRIEDADES:
CLOFENAK gel é uma preparação cremosa, branca e de aspecto não gorduroso, espalha-se facilmente sobre a pele1, exercendo efeito suavizador e refrescante.
Estudos realizados comprovam que após a aplicação tópica, a substância ativa penetra através da pele1, depositando-se no tecido subcutâneo2, onde atua tanto sobre as reações inflamatórias agudas como as crônicas.
Em presença de inflamações3 de origem traumática, as propriedades antiinflamatórias e analgésicas de CLOFENAK gel promovem uma resposta clínica caracterizada pelo efetivo controle do edema4 e acentuado alívio da sensibilidade e da dor à movimentação.

FARMACOCINÉTICA:
A substância ativa de CLOFENAK gel é absorvida através da pele1 logo após a administração local, na proporção de aproximadamente 6% da dose aplicada. Essa absorção é determinada através da excreção urinária do diclofenaco e seus metabólitos5 hidroxilados, observada após a aplicação do gel em voluntários sadios.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Tecido Subcutâneo: Tecido conectivo frouxo (localizado sob a DERME), que liga a PELE fracamente aos tecidos subjacentes. Pode conter uma camada (pad) de ADIPÓCITOS, que varia em número e tamanho, conforme a área do corpo e o estado nutricional, respectivamente.
3 Inflamações: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc. Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
4 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
5 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.