PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS HEXOMEDINE

Atualizado em 24/05/2016

Atenção diabéticos: Contém açúcar1 (253 mg/ml de açúcar1 líquido).
Pacientes diabéticos ou submetidos à dieta com baixo teor de açúcar1 devem ser alertados sobre a presença de açúcar1 neste medicamento. Devido à possibilidade de hipersensibilidade da região orofaríngea2 causada pelo uso de HEXOMEDINE com redução do reflexo faríngeo, não se deve administrá-lo antes da alimentação ou ingestão de bebidas e deve-se ter cautela quando da administração deste medicamento em crianças menores de 12 anos de idade. HEXOMEDINE não deve ser utilizado por mais de 5 dias, visto que o uso prolongado pode resultar no desequilíbrio da flora bacteriana normal presente na cavidade oral3 , com risco de proliferação bacteriana ou fúngica4. O tratamento prolongado ou repetido da mucosa5 pode expor os pacientes aos efeitos da toxicidade6 sistêmica relacionada aos anestésicos locais (alterações do sistema nervoso central7 até convulsões e colapso8 circulatório). Devido à presença de cloridrato de tetracaína, HEXOMEDINE pode induzir a resultado positivo em teste antidoping.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
2 Orofaríngea: Relativo à orofaringe.
3 Cavidade Oral: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
4 Fúngica: Relativa à ou produzida por fungo.
5 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
6 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
7 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
8 Colapso: 1. Em patologia, é um estado semelhante ao choque, caracterizado por prostração extrema, grande perda de líquido, acompanhado geralmente de insuficiência cardíaca. 2. Em medicina, é o achatamento conjunto das paredes de uma estrutura. 3. No sentido figurado, é uma diminuição súbita de eficiência, de poder. Derrocada, desmoronamento, ruína. 4. Em botânica, é a perda da turgescência de tecido vegetal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.