INFORMAÇÕES TÉCNICAS CLORIDRATO DE RANITIDINA

Atualizado em 24/05/2016

Características:

O medicamento é um antagonista1 H 2  específico, de ação rápida e relativamente duradoura. Uma única dose de 150 mg, suprime eficientemente a secreção de ácido do estômago2 por doze horas. Inibe a secreção basal e estimulada de ácido, reduzindo tanto o volume quanto o conteúdo de ácido e pepsina da secreção gástrica.

Farmacocinética:

A absorção da ranitidina após administração oral é rápida, sendo as concentrações plasmáticas máximas atingidas, geralmente, dentro de duas horas da administração. A absorção não é significativamente comprometida por alimento ou antiácidos3. A meia-vida de eliminação da ranitidina é de aproximadamente duas horas.
A droga é excretada por via renal4, principalmente sob a forma livre (não conjugada) e, em menor quantidade, sob a forma de metabólitos5.
Seu principal metabólito6 é um N-óxido, havendo também pequenas quantidades de S-óxido e desmetilranitidina.
A taxa de excreção urinária em 24 horas de ranitidina livre e seus metabólitos5 é de 40%, quando a droga é administrada por via oral.
O volume de distribuição é de cerca de 1,4 l/kg. A ligação a proteínas7 séricas alcança uma média de 15%.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
2 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
3 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
6 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
7 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.