REAÇÕES ADVERSAS IBUPROFENO

Atualizado em 24/05/2016

AS REAÇÕES ADVERSAS MAIS COMUNS SÃO DE ORIGEMGASTRINTESTINAL (NÁUSEA1, VÔMITO2, DOR EPIGÁSTRICA,
DESCONFORTO ABDOMINAL, DIARRÉIA3, CONSTIPAÇÃO4 INTESTINAL).
PODEM OCORRER TAMBÉM REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE,
AMBLIOPIA5 TÓXICA, ELEVAÇÃO SIGNIFICATIVA DA
TRANSAMINASE NO SORO6, RETENÇÃO DE LÍQUIDOS, EDEMA7,
INIBIÇÃO DA AGREGAÇÃO PLAQUETÁRIA, LINFOPENIA, ANEMIA8
HEMOLÍTICA, GRANULOCITOSE, TROMBOCITOPENIA9, TONTURA10,
RASH11 CUTÂNEO12, DEPRESSÃO, INSÔNIA E INSUFICIÊNCIA RENAL13
EM PACIENTES DESIDRATADOS.
INTERAÇÕES EM TESTES LABORATORIAIS – PODERÁ
OCORRER DIMINUIÇÃO DOS NÍVEIS DE HEMOGLOBINA14 E DO
HEMATÓCRITO15. SE HOUVER SANGRAMENTO GASTRINTESTINAL
DEVIDO AO USO DO IBUPROFENO, HAVERÁ
POSITIVIDADE NA PESQUISA DE SANGUE16 OCULTO NAS FEZES.
PODERÁ CAUSAR DIMINUIÇÃO DOS NÍVEIS DE GLICOSE17
SANGÜÍNEA. NÃO EXISTE INTERFERÊNCIA CONHECIDA COM
OUTROS EXAMES.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
2 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
3 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
4 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
5 Ambliopia: Ambliopia ou âolho preguiçosoâ é um termo oftalmológico usado para definir a baixa visão que não é corrigida com óculos. Isso quer dizer que a causa desse déficit não está especificamente no olho, mas sim na região cerebral que corresponde à visão e que não foi devidamente estimulada no momento certo (âo olho não aprende a verâ). Afeta 1 a 2% da população, sendo a principal causa de baixa visão nas crianças. É um problema que pode passar despercebido pela criança ou pelos pais, por isso as triagens visuais para as crianças são tão importantes.
6 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
7 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
8 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
9 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
10 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
11 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
12 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
13 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
14 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
15 Hematócrito: Exame de laboratório que expressa a concentração de glóbulos vermelhos no sangue.
16 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
17 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.