REAÇÕES ADVERSAS KETALAR

Atualizado em 24/05/2016
CARDIOVASCULARES: APOS ADMINISTRACAO DE KETALAR, A PRESSAO ARTERIAL1 E A FREQUENCIA CARDIACA PODEM ELEVAR-SE. NAO OBSTANTE, TEM OCORRIDO CASOS DE HIPOTENSAO2 E BRADICARDIA3, COMO TAMBEM DE ARRITMIA4 CARDIACA. RESPIRATORIAS: EMBORA A RESPIRACAO SEJA FREQUENTEMENTE ESTIMULADA, PODERA OCORRER ACENTUADA DEPRESSAO OU APNEIA5, APOS ADMINISTRACAO RAPIDA DE DOSES ELEVADAS DE KETALAR. TEM SIDO OBSERVADOS CASOS DE LARINGOSPASMO E OUTRAS FORMAS DE OBSTRUCAO DAS VIAS RESPIRATORIAS DURANTE A ANESTESIA6 PELO KETALAR. OCULARES: APOS A ADMINISTRACAO DE KETALAR, PODERA OCORRER DIPLOPIA7 E NISTAGMO8, ALEM DE LIGEIRA ELEVACAO DA PRESSAO INTRA-OCULAR. PSICOLOGICAS: VIDE PRECAUCOES. NEUROLOGICAS: EM ALGUNS CASOS, O AUMENTO DO TONUS DA MUSCULATURA ESQUELETICA PODE SE MANIFESTAR POR MOVIMENTOS TONICO-CLONICOS QUE, AS VEZES, SE ASSEMELHAM A CONVULSOES. GASTRINTESTINAIS: TEM-SE OBSERVADO ANOREXIA9, NAUSEAS10 E VOMITOS11 APOS O USO DE KETALAR, MAS ESSES TRANSTORNOS GERALMENTE NAO SAO GRAVES. EM SUA GRANDE MAIORIA, OS PACIENTES PODEM INGERIR LIQUIDOS POUCO DEPOIS DE RECOBRAR A CONSCIENCIA. DIVERSAS: RARAMENTE TEM SIDO OBSERVADOS CASOS DE DOR E EXANTEMA12 NO LOCAL DA INJECAO13. TAMBEM SE TEM OBSERVADO ERITEMA14 TRANSITORIO E/OU ERUPCAO15 MORBILIFORME.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
3 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
4 Arritmia: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
5 Apnéia: É uma parada respiratória provocada pelo colabamento total das paredes da faringe que ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. No adulto, considera-se apnéia após 10 segundos de parada respiratória. Como a criança tem uma reserva menor, às vezes, depois de dois ou três segundos, o sangue já se empobrece de oxigênio.
6 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
7 Diplopia: Visão dupla.
8 Nistagmo: Movimento involuntário, rápido e repetitivo do globo ocular. É normal dentro de certos limites diante da mudança de direção do olhar horizontal. Porém, pode expressar doenças neurológicas ou do sistema de equilíbrio.
9 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
10 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
11 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
12 Exantema: Alteração difusa da coloração cutânea, caracterizada por eritema, com elevação das camadas mais superficiais da pele (pápulas), vesículas, etc. Pode ser produzido por uma infecção geralmente viral (rubéola, varicela, sarampo), por alergias a medicamentos, etc.
13 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
14 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
15 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.