INFORMAÇÃO TÉCNICA METICORTEN

Atualizado em 24/05/2016

METICORTEN contém 5 mg, 20 mg ou 50 mg do glicocorticóide sintético prednisona, que, quando administrada oralmente, é rapidamente convertida em prednisolona biologicamente ativa. Os níveis de prednisona são mensuráveis meia hora após a administração deste fármaco1. O pico de concentração plasmática é alcançado entre 1 a 3 horas, com meia-vida plasmática de 3 horas. O metabolismo2 de prednisona a prednisolona ocorre, primeiramente, no fígado3. Após administração oral de prednisona a pacientes com disfunção hepática4 aguda ou crônica, os níveis séricos de prednisolona são significativamente menores que os observados em indivíduos normais. A prednisona tem atividade mineralocorticóide leve.

Os corticóides têm efeitos metabólicos diversos e intensos e modificam a resposta imunológica a diversos estímulos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.