PROPRIEDADES:FARMACODINAMICA MITEXAN

Atualizado em 24/05/2016

MITEXAN (mesna) previne de maneira confiável os efeitos colaterais1 urotóxicos associados à quimioterapia2 com citostáticos3 derivados da oxazafosforina. Amplas investigações farmacológicas e toxicolégicas demonstram que MITEXAN não tem farmacodinâmica intrínseca e apresenta baixa toxicidade4. A inércia farmacológica e toxicológica de MITEXAN em administração sistêmica e seu excelente efeito destoxificante no trato urináno eferente e na bexiga5 ocorrem devido ao tipo de farmacocinética apresentado.
Farmacocinética - MIXETAN é rapidamente transformado por auto-oxidação no seu único metabó1ito mesnadissulfoto (dimesna). A dimesna fica no compartimento intravascular6 e é rapidamente transportada para os rins7. No epitélio8 dos túbolos renais, a dimesna é reduzida ao composto livre tiol, que reage químicamente na urina9 com os metabó1itos tóxicos das oxazafosforinas. Após administração oral, a absorção ocorre no intestino delgado10. Registram-sepicos deconcentrações plasmáticas médias dos bóis livres entre 2 e 4 horas após a administração. Aproximadamente 25% + ou - 10% da dose administradaaparece como mesna livre na urina9 nas primeiras 4 horas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
2 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
3 Citostáticos: Diz-se de substâncias que inibem o crescimento ou a reprodução das células.
4 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
5 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
6 Intravascular: Relativo ao interior dos vasos sanguíneos e linfáticos, ou que ali se situa ou ocorre.
7 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
8 Epitélio: Uma ou mais camadas de CÉLULAS EPITELIAIS, sustentadas pela lâmina basal, que recobrem as superfícies internas e externas do corpo.
9 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
10 Intestino delgado: O intestino delgado é constituído por três partes: duodeno, jejuno e íleo. A partir do intestino delgado, o bolo alimentar é transformado em um líquido pastoso chamado quimo. Com os movimentos desta porção do intestino e com a ação dos sucos pancreático e intestinal, o quimo é transformado em quilo, que é o produto final da digestão. Depois do alimento estar transformado em quilo, os produtos úteis para o nosso organismo são absorvidos pelas vilosidades intestinais, passando para os vasos sanguíneos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.