INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS PEPRAZOL

Atualizado em 24/05/2016
Em menor proporção que os antagonistas H2 , o PEPRAZOL pode inibir o metabolismo1 das drogas que dependem do citocromo P-450. Nesses casos, quando houver necessidade da administração concomitante desse tipo de medicamento, recomenda-se a adequação das doses. Diazepam, fenitoína e warfarina (medicamentos metabolizados por oxidação hepática2) podem ter sua eliminação retardada pelo omeprazol; podem ser necessárias redução das dosagens com teofilina. Não se verificou interação com propanolol, lidocaina, quinidina. Não se conhece a influência dos antiácidos3 tópicos sobre a absorção do omeprazol: se necessário, usá-los no mínimo 2 horas após a administração do omeprazol.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
3 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.