REAÇÕES ADVERSAS E/OU EFEITOS COLATERAIS PROPIONATO DE CLOBETASOL - POMADA

Atualizado em 24/05/2016

A absorção sistêmica de corticosteróides tópicos pode provocar supressão reversível no eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal com grande possibilidade de ocorrer insuficiência1 glicocorticosteróide após a término do tratamento. Manifestações da síndrome de Cushing2, hiperglicemia3 e glicosúria4 também podem ocorrer  em alguns pacientes durante o tratamento.
Desde que a dose semanal não seja superior a 50 g em adultos, a ocorrência de supressão hipófise5-adrenal será quase sempre transitória, com rápido retorno aos níveis normais de cortisol plasmático, uma vez interrompido o curto período da corticoterapia tópica. O uso de curativo oclusivo aumenta a absorção de corticosteróides
Tratamento prolongado e intensivo com preparações de corticosteróides altamente ativos pode causar alterações atróficas6, tais como estrias, adelgaçamento da pele7 e dilatação dos vasos sanguíneos8 superficiais, particularmente quando são usados curativos oclusivos ou quando há envolvimento de dobras cutâneas9.
Em raras ocasiões, o tratamento da psoríase10 com corticosteróide (ou a sua retirada) pode provocar o aparecimento da forma pustular da doença.
O produto é geralmente bem tolerado, mas se surgirem sinais11 de hipersensibilidade, sua aplicação deve ser imediatamente interrompida.


-
ALTERAÇÕES EM EXAMES LABORATORIAIS:

Caso haja absorção sistêmica significante, em pacientes utilizando corticosteróides tópicos, podem ocorrer as seguintes alterações laboratoriais:
 ·    A função da adrenal é avaliada pela estimulação da corticotropina (ACTH), medida através do cortisol ou 17 hidrocorticóides livres na urina12 por 24 horas, ou pela medida de cortisol plasmático e da função do eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA): pode haver decréscimo se ocorrer absorção significante de corticosteróide, especialmente em crianças.
·    Contagem total de eosinófilos13: ocorre um decréscimo caso diminua a concentração plasmática de cortisol.
·    Glicose14: concentrações na urina12 e no sangue15 podem aumentar se ocorrer absorção significativa de corticosteróide, devido a atividade hiperglicêmica dos corticosteróides.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
2 Síndrome de Cushing: A síndrome de Cushing, hipercortisolismo ou hiperadrenocortisolismo, é um conjunto de sinais e sintomas que indicam excesso de cortisona (hormônio) no sangue. Esse hormônio é liberado pela glândula adrenal (também conhecida como suprarrenal) em resposta à liberação de ACTH pela hipófise no cérebro. Níveis elevados de cortisol (ou cortisona) também podem ocorrer devido à administração de certos medicamentos, como hormônios glicocorticoides. A síndrome de Cushing e a doença de Cushing são muito parecidas, já que o que a causa de ambas é o elevado nível de cortisol no sangue. O que difere é a origem dessa elevação. A doença de Cushing diz respeito, exclusivamente, a um tumor na hipófise que passa a secretar grande quantidade de ACTH e, consequentemente, há um aumento na liberação de cortisol pelas adrenais. Já a síndrome de Cushing pode ocorrer, por exemplo, devido a um tumor presente nas glândulas suprarrenais ou pela administração excessiva de corticoides.
3 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
4 Glicosúria: Presença de glicose na urina.
5 Hipófise:
6 Atróficas: Relativas à atrofia, atrofiada. Que atrofiam; que minguam, atrofiadoras, atrofiantes. Que se tornam mais debilitadas e menos intensas.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
9 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
10 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
11 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
12 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
13 Eosinófilos: Eosinófilos ou granulócitos eosinófilos são células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas e agentes infecciosos. Também participam de processos inflamatórios em doenças alérgicas e asma.
14 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
15 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.