PRECAUÇÕES GERAIS PLETIL ADULTO

Atualizado em 24/05/2016

                   COMO ACONTECE COM OUTROS FÁRMACOS DE ESTRUTURA QUÍMICA SIMILAR, PLETIL ADULTO PODE PRODUZIR LEUCOPENIA1 E NEUTROPENIA2 TRANSITÓRIAS.ASSIM, RECOMENDA-SE A CONTAGEM DE LEUCÓCITOS3 TOTAL E DIFERENCIAL, ANTES E APÓS O TRATAMENTO COM A SUBSTÂNCIA, ESPECIALMENTE SE UM SEGUNDO ESQUEMA FOR NECESSÁRIO.

BEBIDAS ALCOÓLICAS, OU OUTROS PREPARADOS CONTENDO ÁLCOOL NÃO DEVEM SER CONSUMIDOS DURANTE E/OU ATÉ 3 DIAS APÓS O TRATAMENTO COM OS NITROIMIDAZÓLICOS, POIS PODEM OCORRER CÓLICAS4 ABDOMINAIS, NÁUSEAS5, VÔMITOS6, CEFALÉIA7 E RUBEFAÇÃO.

COMPOSTOS RELACIONADOS AO TINIDAZOL, TAMBÉM TÊM PRODUZIDO DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS TAIS COMO: TONTURA8, VERTIGEM9, INCOORDENAÇÃO E ATAXIA10. ASSIM SENDO, A TERAPIA COM PLETIL ADULTO DEVERÁ SER DESCONTINUADA SE APARECEREM SINAIS11 NEUROLÓGICOS DE ANORMALIDADE.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
2 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
3 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
4 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
5 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
6 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
8 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
9 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
10 Ataxia: Reflete uma condição de falta de coordenação dos movimentos musculares voluntários podendo afetar a força muscular e o equilíbrio de uma pessoa. É normalmente associada a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo. É um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico.
11 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.