REAÇÕES ADVERSAS FLIXOTIDE SPRAY

Atualizado em 24/05/2016
em alguns pacientes pode haver candidíase1 da boca2 e garganta3 (sapinho). Tais pacientes podem ter alívio fazendo lavagem da boca2 com água após o uso do rotadisk. Candidíase1 sintomática4 pode ser tratada com terapia antifúngica tópica sem descontinuar o uso de Flixotide Spray. Em alguns pacientes, o propionato de fluticasona inalado pode causar rouquidão. Isto pode ser controlado com a lavagem da boca2 com água imediatamente após a inalação. Como acontece com outras terapias por inalação, pode ocorrer broncospasmo paradoxal5 com um aumento imediato na dificuldade de respiração após a dose. Isto pode ser tratado imediatamente com um broncodilatador6 inalado de ação rápida. Neste caso o propionato de fluticasona deve ser descontinuado imediatamente, o paciente avaliado, e se necessário instituir terapia alternativa. Superdosagem: aguda: a inalação da droga em doses muito acima daquelas recomendadas pode levar à supressão temporária da função adrenal. Não há necessidade de ação emergencial a ser tomada. Nestes pacientes o tratamento com propionato de fluticasona por inalação deve continuar em uma dose suficiente para o controle da asma7; a função adrenal recupera-se em poucos dias e pode ser verificada pela medida do cortisol plasmático. Crônica: o uso de propionato de fluticasona em doses diárias acima de 2 miligramas durante períodos prolongados pode levar a uma diminuição de função adrenal. O monitoramento da reserva adrenal pode ser indicado. O tratamento com propionato de fluticasona inalado deve ser continuado em uma dose suficiente para controlar a asma7.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
2 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
3 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
4 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
5 Paradoxal: Que contém ou se baseia em paradoxo(s), que aprecia paradoxo(s). Paradoxo é o pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria. É a aparente falta de nexo ou de lógica; contradição.
6 Broncodilatador: Substância farmacologicamente ativa que promove a dilatação dos brônquios.
7 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.