PRECAUÇÕES SOMALIUM

Atualizado em 24/05/2016

DEVE-SE EVITAR A ADMINISTRAÇÃO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ1, SALVO EM CASOS DE ABSOLUTA NECESSIDADE. QUANDO ADMINISTRADO JUNTAMENTE COM OUTROS DEPRESSORES DO SNC2 PODE OCORRER EFEITO ADITIVO.DURANTE O TRATAMENTO COM SOMALIUM, O PACIENTE DEVE EVITAR A INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS. NOS PACIENTES IDOSOS E DEBILITADOS PODE OCORRER SEDAÇÃO3 E RELAXAMENTO MUSCULAR. ESSES PACIENTES NECESSITAM DE AJUSTE POSOLÓGICO ADEQUADO À CADA SITUAÇÃO. COMO OCORRE COM TODOS OS BENZODIAZEPÍNICOS, DEPENDENDO DA POSOLOGIA, DO MODO DE ADMINISTRAÇÃO E DA SENSIBILIDADE INDIVIDUAL, SOMALIUM PODE INTERFERIR NOS AUTOMATISMOS COMO A CONDUÇÃO DE VEÍCULOS, OU OPERAÇÃO DE MÁQUINAS.

EMBORA NÃO EXISTA COMPROVAÇÃO DE EFEITOS TÓXICOS, RECOMENDA-SE O CONTROLE PERIÓDICO DA FUNÇÃO HEMATOLÓGICA E HEPÁTICA4 EM PACIENTES SOB TRATAMENTO PROLONGADO.

PRECAUÇÕES DE USO NO GLAUCOMA5 DE ÂNGULO ESTREITO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
3 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.