
INFORMAÇÃO TÉCNICA RIOPAN PLUS
O Magaldrato (aluminato de magnésio hidratado), princípio ativo do Riopan Plus, não é uma simples mistura física dos dois componentes magnésio e alumínio, mas sim uma monossubstância em que estes elementos são ligados de maneira a formar uma entidade química. Conforme comprovado experimentalmente, a atividade adsorvente e neutralizante deste composto é bastante elevada, superando consideravelmente a proporcionada por uma simples mistura.
Uma vez que a ativação intragástrica do Riopan Plus (liberação dos hidróxidos de alumínio e magnésio) é proporcional ao grau de acidez gástrica1, o seu efeito neutralizante se adapta automaticamente às necessidades momentâneas de cada caso, evitando-se a neutralização total ou até a formação de um meio gástrico alcalino indesejável por várias razões. Devido a esta auto-regulação, o pH obtido pelo Riopan Plus oscila dentro da faixa ideal de pH, de 3,5 a 5,0, não ultrapassando este último valor, mesmo com administrações repetidas e prolongadas. Ao mesmo tempo, o Riopan Plus absorve e inativa a lisolecitina e os ácidos biliares que através do refluxo duodenogástrico desempenham papel importante como fatores patogenéticos da úlcera péptica2 e da esofagite3.
A Dimeticona, por sua vez, age fisicamente reduzindo a tensão superficial das bolhas de gás ou espuma, formadas por razões diversas no tubo digestivo, de forma que possam ser absorvidas ou eliminadas pelas vias naturais. Não sendo absorvida, a tolerância da Dimeticona é excelente, não tendo sido relatados quaisquer efeitos colaterais4 com o seu uso, mesmo por tempo prolongado.