INDICAÇÃO E POSOLOGIA AEROLIN

Atualizado em 24/05/2016
AEROLIN Spray No alívio do broncospasmo agudo1: adultos  1 a 2 inalações; crianças  1 inalação. Repetir, se necessário, a cada 4 horas. Na prevenção das crises ou no tratamento da manutenção: adultos  2 inalações; crianças  1 inalação. As inalações deverão ser feitas 3 a 4 vezes por dia. Na prevenção do broncospasmo induzido pelo exercício (adultos e crianças), 2 inalações. AEROLIN Comprimidos, Xarope e Solução Oral (Edulito) No controle e prevenção do broncospasmo: adultos  2 a 4 mg. três ou quatro vazes ao dia; crianças  1 a 2 mg três ou quatro vazas ao dia. AEROLIN Solução para NEBULIZAÇÃO2  Nas crises de maior gravidade: crianças  0,25 a 1 ml, diluído para 2 ml de soro3 fisiológico4; adultos  1 ml diluído para 2 ml de soro3 fisiológico4 ou 2 ml de solução pura. Usar em nebu1ição sob máscara facial, durante um período mínimo de 10 minutos, utilizando-se nebulizadores com compressores de ar ou, de preferência, respiradores com pressão intermitente5. AEROLIN Injetável Na crise ou exacerbação da asma6, adultos: 8 mcg/Kg (média: 500mcg/Kg; crianças: (média:10 mcg/Kg (média 300-400 mcg). As doses deverão ser administradas por via S.C., ou I.M. e repetidas, se necessário, a cada 4 horas. No estado de mal asmático (sempre por injeção7 intravenosa lenta ou por infusão intravenosa gota8-a-gota8), adultos: 4 mcg/kg (média: 250 mcg, repetidas, se necessário, 15 minutos a pós). Diluir 1 ampola em 9 ml de soro3 fisiológico4. Aplicar em média, 5 ml da solução. Crianças: 2,5 mcg/kg (repetidas, se necessário, 3 horas após). Diluir 1 ampola em 9 ml de soro3 fisiológico4. Aplicar em média, 1 ml da solução. Infusão I.V. gota8-a-gota8, adultos: 5 mcg/minuto. Não havendo resposta em 30 minutos, aumentar até 10 ou 20 mcg/minuto. Diluir 10 ampolas em 500 ml de soro3 fisiológico4 (concentração de 10 mcg/ml). Infundir  0,5 ml (5 mcg/minuto).  NO CONTROLE DE PARTO PREMATURO NÃO COMPLICADO, diluir 10 ampolas em 500 ml de soro3 fisiológico4 (concentração de 10 mcg/ml). Infundir gota8-a-gota8 1 ml (10 mcg, aproximadamente 20 gotas) por minuto. Se necessário, aumentar o gotejamento, inicialmente 10 mcg em cada 10 minutos até os primeiros sinais9 de resposta, depois, mais lentamente, até a cessação das contrações uterinas. Manter o ritmo de gotejamento por 1 hora e reduzir gradativamente (50%) de 6/6 horas. Obs.: monitorizar o pulso a fim de não ultrapassar 140 b.p.m. Passar à posologia de consolidação: 1 comprimido de AEROLIN de 4 mg quatro vezes ao dia.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
2 Nebulização: Método utilizado para administração de fármacos ou fluidificação de secreções respiratórias. Utiliza um mecanismo vaporizador através do qual se favorece a penetração de água ou medicamentos na atmosfera bronquial.
3 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
4 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
5 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
6 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
7 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
8 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
9 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.