DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO SPOROSTATIN

Atualizado em 24/05/2016

A identificação do microorganismo infectante deve ser realizada através de exame por microscopia direta ou cultura. A medicação deve ser prolongada até que o microorganismo infectante esteja totalmente erradicado. Períodos recomendados de tratamento para Tinea capitis1 são de 4 a 6 semanas; para Tinea corporis, 2 a 4 semanas; para Tinea pedis, 4 a 8 semanas; para a Tinea unguium, dependendo da velocidade de crescimento das unhas2 dos dedos da mão3 (pelo menos 4 meses) e unhas2 dos artelhos4 (pelo menos 6 meses).

Medidas higiênicas gerais devem ser observadas para controlar as fontes de infecção5 ou reinfecção. O uso concomitante de agentes tópicos adequados em geral é necessário, especialmente no caso de Tinea pedis. Leveduras e bactérias também podem ser os causadores de algumas formas de pé de atleta.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tinea capitis: Também conhecida como tinha da cabeça, Tinea tonsurans ou Querión de Celso é uma infecção fúngica cutânea dos cabelos e dos pelos da cabeça causada pelos fungos dermatófitos Trichophyton, Microsporum ou Favus. Ela é mais frequente em crianças, principalmente nos meninos entre 3 e 7 anos de idaide.
2 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
3 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Artelhos: Cada um dos dez dedos dos pés. Mesmo que pododáctilo.
5 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.