POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO ANTAK 150/300 MG

Atualizado em 24/05/2016
DISSOLVER O COMPRIMIDO EM 1/2 COPO DE AGUA. ADULTOS: A DOSE USUAL PADRAO PARA ULCERA GASTRICA1, ULCERA DUODENAL2 OU ESOFAGITE DE REFLUXO3 E DE 150 MG DUAS VEZES AO DIA OU 300 MG A NOITE. EM MUITOS CASOS DE ULCERA DUODENAL2, ULCERA GASTRICA1 BENIGNA E ULCERA4 POS-OPERATORIA, A CICATRIZACAO OCORRE DENTRO DE 4 SEMANAS. NAQUELES EM QUE A CICATRIZACAO NAO OCORRE NAS 4 PRIMEIRAS SEMANAS, A ULCERA4 CICATRIZARA GERALMENTE APOS 4 SEMANAS SEGUIDAS DE TERAPIA. EM ULCERAS5 PRESENTES LOGO APOS A TERAPIA COM ANTIINFLAMATORIOS NAO ESTEROIDAIS OU ASSOCIADAS A TERAPIA CONTINUADA DE ANTIINFLAMATORIOS NAO ESTEROIDAIS PODEM SER NECESSARIAS 8-12 SEMANAS DE TRATAMENTO. NA ULCERA DUODENAL2, 300 MG DUAS VEZES AO DIA DURANTE 4 SEMANAS RESULTA EM TAXAS DE CICATRIZACAO MAIORES DO QUE AQUELAS COM RANITIDINA 150 ML DUAS VEZES AO DIA OU 300 MG A NOITE, DURANTE 4 SEMANAS. O AUMENTO DA DOSE NAO TEM SIDO ASSOCIADO COM O AUMENTO NA INCIDENCIA6 DE EFEITOS COLATERAIS7.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Úlcera gástrica: Lesão na mucosa do estômago. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100 % dos casos.
2 Úlcera duodenal: Lesão na mucosa do duodeno – parte inicial do intestino delgado.
3 Esofagite de refluxo: É uma inflamação na mucosa do esôfago (camada que reveste o esôfago) causada pelo refluxo (retorno) do conteúdo gástrico ao esôfago. Se não tratada pode causar danos, desde o estreitamento (estenose) do esôfago - o que irá causar dificuldades na deglutição dos alimentos - até o câncer. Portadores de hérnia do hiato (projeção do estômago para o tórax), obesos, sedentários, fumantes, etilistas, pessoas tensas ou ansiosas têm maior predisposição à esofagite de refluxo.
4 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
5 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
6 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
7 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.