REAÇÕES ADVERSAS ANTAK 150/300 MG

Atualizado em 24/05/2016
TEM SIDO REPORTADOS OS EVENTOS ABAIXO EM ENSAIOS CLINICOS1 OU TRATAMENTO DE ROTINA COM RANITIDINA. A RELACAO DESTES EVENTOS COM A TERAPEUTICA2 COM A RANITIDINA NAO FOI ESTABELECIDA EM MUITOS CASOS. PODEM OCORRER ALTERACOES TRANSITORIAS E REVERSIVEIS NOS TESTES DE FUNCAO HEPATICA3. HA RELATOS OCASIONAIS DE HEPATITE4 REVERSIVEL (HEPATOCELULAR, HEPATOCANALICULAR OU MISTA) COM OU SEM ICTERICIA5. OCORRERAM, EM UNS POUCOS PACIENTES, ALTERACOES REVERSIVEIS NA CONTAGEM DE CELULAS SANGUINEAS6 (LEUCOPENIA7 E TROMBOCITOPENIA8), RELATANDO TAMBEM RAROS CASOS DE AGRANULOCITOSE9 OU DE PANCITOPENIA10, ALGUMAS VEZES COM HIPOPLASIA11 OU APLASIA DE MEDULA OSSEA12. REACOES DE HIPERSENSIBILIDADE (URTICARIA13, EDEMA ANGIONEUROTICO14, BRONCOESPASMO15, HIPOTENSAO16) TEM SIDO RARAMENTE OBSERVADAS APOS ADMINISTRACAO PARENTERAL OU ORAL DE RANITIDINA. ESTAS REACOES TEM OCORRIDO OCASIONALMENTE APOS UMA UNICA DOSE. TAMBEM TEM SIDO REPORTADOS RAROS CASOS DE BRADICARDIA17 E BLOQUEIO ATRIOVENTRICULAR, COMO OCORRE COM OUTROS ANTAGONISTAS DOS RECEPTORES H\DN4 2. NUMA PROPORCAO MUITA PEQUENA DE PACIENTES TEM-SE OBSERVADO CEFALEIA18, ALGUMAS VEZES GRAVES, TONTURA19 E CONFUSAO MENTAL REVERSIVEL. ESTA, PREDOMINANTEMENTE EM PACIENTES GRAVEMENTE ENFERMOS E MUITO IDOSOS. HOUVE REFERENCIA DE UNS POUCOS CASOS DE VISAO20 BORRADA REVERSIVEL, SUGESTIVA DE DISTURBIO NA ACOMODACAO VISUAL. NAO HOUVE EVIDENCIA CLINICAMENTE SIGNIFICATIVA DE INTERFERENCIA COM A FUNCAO ENDOCRINA OU GONADAL. EXISTEM UNS POUCOS RELATOS DE SINTOMAS21 MAMARIOS EM HOMENS SOB TRATAMENTO COM RANITIDINA. HA RARAS REFERENCIAS DE ERUPCAO22 CUTANEA23.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
3 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
4 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
5 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
6 Células Sanguíneas: Células encontradas no líquido corpóreo circulando por toda parte do SISTEMA CARDIOVASCULAR.
7 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
8 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
9 Agranulocitose: Doença causada pela falta ou número insuficiente de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que se manifesta como ulcerações na garganta e outras mucosas, seguidas por infecções graves.
10 Pancitopenia: É a diminuição global de elementos celulares do sangue (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas).
11 Hipoplasia: Desenvolvimento defeituoso ou incompleto de tecido ou órgão, geralmente por diminuição do número de células, sendo menos grave que a aplasia.
12 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
13 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
14 Edema angioneurótico: Ataques recidivantes de edema transitório que aparecem subitamente em áreas da pele, membranas mucosas e ocasionalmente nas vísceras, geralmente associadas com dermatografismo, urticária, eritema e púrpura.
15 Broncoespasmo: Contração do músculo liso bronquial, capaz de produzir estreitamento das vias aéreas, manifestado por sibilos no tórax e falta de ar. É uma contração vista com freqüência na asma.
16 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
17 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
18 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
19 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
20 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
21 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
22 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
23 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.