INDICAÇÕES ANTAK XAROPE

Atualizado em 24/05/2016
ULCERA PEPTICA1 E DUODENAL, ULCERA GASTRICA2 BENIGNA, ESOFAGITE DE REFLUXO3, DISPEPSIA4 NAO ULCEROSA, PROFILAXIA DE ULCERACAO5 DE ESTRESSE EM PACIENTES GRAVEMENTE ENFERMOS, PROFILAXIA DE HEMORRAGIA6 RECORRENTE CONSEQUENTE A ULCERA PEPTICA1. - DESCRICAO: ANTAK XAROPE CONTEM RANITIDINA (COMO CLORIDRATO), UM ANTAGONISTA7 DE ACAO RAPIDA, ALTAMENTE SELETIVO, DOS RECEPTORES H2 DE HISTAMINA8. A RANITIDINA INIBE A SECRECAO BASAL E ESTIMULADA DE ACIDO GASTRICO9, REDUZINDO TAMBEM O VOLUME E A CONCENTRACAO DE ACIDO E PEPSINA NA SECRECAO GASTRICA. A DURACAO DA ACAO RANITIDINA E RELATIVAMENTE LONGA E UMA UNICA DOSE DE 150 MG REDUZ EFICAZMENTE A SECRECAO DO ACIDO GASTRICO9 POR 12 HORAS.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
2 Úlcera gástrica: Lesão na mucosa do estômago. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100 % dos casos.
3 Esofagite de refluxo: É uma inflamação na mucosa do esôfago (camada que reveste o esôfago) causada pelo refluxo (retorno) do conteúdo gástrico ao esôfago. Se não tratada pode causar danos, desde o estreitamento (estenose) do esôfago - o que irá causar dificuldades na deglutição dos alimentos - até o câncer. Portadores de hérnia do hiato (projeção do estômago para o tórax), obesos, sedentários, fumantes, etilistas, pessoas tensas ou ansiosas têm maior predisposição à esofagite de refluxo.
4 Dispepsia: Dor ou mal-estar localizado no abdome superior. O mal-estar pode caracterizar-se por saciedade precoce, sensação de plenitude, distensão ou náuseas. A dispepsia pode ser intermitente ou contínua, podendo estar relacionada com os alimentos.
5 Ulceração: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
6 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
7 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
8 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
9 Ácido Gástrico: Ácido clorídrico presente no SUCO GÁSTRICO.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.