PRECAUÇÕES AMOXICILINA

Atualizado em 20/09/2017
PODE HAVER ACUMULO DE AMOXICILINA EM PACIENTES COM COMPROMETIMENTO INTENSO DA FUNCAO RENAL1 (CLEARANCE DE CREATININA2 IGUAL OU INFERIOR A 10 ML/MINUTO). SUGERE-SE MAIOR ESPACAMENTO ENTRE DOSES (A CADA 12 OU 16 HORAS). AVALIACOES PERIODICAS DAS FUNCOES RENAL1, HEPATICA3 E HEMATOPOIETICA DEVEM SER REALIZADAS DURANTE TRATAMENTOS PROLONGADOS. A AMOXICILINA NAO DEVERA SER USADA DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ4, A MENOS QUE, A JULGAMENTO DO MEDICO, OS EFEITOS BENEFICOS ESPERADOS SEJAM SUBSTANCIALMENTE SUPERIORES AOS RISCOS POTENCIAIS PARA O FETO5. PEQUENAS QUANTIDADES DE AMOXICILINA FORAM DETECTADAS NO LEITE MATERNO. PORTANTO, O USO DO PRODUTO EM MULHERES QUE ESTEJAM AMAMENTANDO DEVE SER FEITO COM CAUTELA, POIS PODE PROVOCAR NO LACTENTE6 DIARREIA7, CANDIDIASE8, RASH9 CUTANEO10. A POSSIBILIDADE DE SUPERINFECCAO11 POR PATOGENOS MICOTICOS OU BACTERIANOS DEVE SER AVALIADA QUANDO O PRODUTO FOR UTILIZADO POR PERIODOS PROLONGADOS. INTERACOES MEDICAMENTOSAS: O USO CONCOMITANTE COM ALOPURINOL PODE LEVAR AO DESENVOLVIMENTO DE ERUPCOES CUTANEAS12 INDUZIDAS PELA AMOXICILINA. PROBENECIDA: DIMINUI A EXCRECAO DA AMOXICILINA, ASSIM COMO PROLONGA E AUMENTA OS NIVEIS SERICOS. CONTRACEPTIVOS ORAIS: TEM SUA EFICACIA DIMINUIDA QUANDO UTILIZADOS CONCOMITANTEMENTE COM A AMOXICILINA. - INTERFERENCIA EM EXAMES LABORATORIAIS: DIMINUEM OS RESULTADOS DAS DOSAGENS DE GLICEMIA13. PODEM CAUSAR RESULTADOS FALSO-POSITIVOS NAS DOSAGENS DA GLICOSURIA14 REALIZADAS POR METODOS SEMIQUANTITATIVOS COLORIMETRICOS. INTERFEREM NA DETERMINACAO DAS TAXAS DE PROTEINAS15 SERICAS POR METODO DE REACOES DE COLORACAO.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
3 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
6 Lactente: Que ou aquele que mama, bebê. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
7 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
8 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
9 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
10 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
11 Superinfecção: Geralmente ocorre quando os antibióticos alteram o equilíbrio do organismo, permitindo o crescimento de agentes oportunistas, como os enterococos. A superinfecção pode ser muito difícil de tratar, porque é necessário optar por antibióticos eficazes contra todos os agentes que podem causá-la.
12 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
13 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
14 Glicosúria: Presença de glicose na urina.
15 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.