REAÇÕES ADVERSAS AMOXICILINA

Atualizado em 20/09/2017
AS REACOES MAIS COMUNS SAO DIARREIA1, NAUSEA2 E VOMITO3. TAMBEM PODEM OCORRER ERUPCOES OU RASH4 CUTANEO5, PODENDO SER URTICARIFORME OU MACROPAPULAR, APARECENDO, EM GERAL, APOS CERCA DE UMA SEMANA APOS O USO. REACOES ALERGICAS PODEM OCORRER, PRINCIPALMENTE EM PESSOAS SENSIVEIS AS PENICILINAS E/OU NAQUELAS COM HISTORICO DE ASMA6, ECZEMA7 E FEBRE DO FENO8. COLITE9 PSEUDOMEMBRANOSA TEM SIDO RELATADA EM POUCOS CASOS. TAMBEM PODE OCORRER FEBRE10, POREM MAIS RARAMENTE. ALGUNS CASOS DE NEUTROPENIA11 JA FORAM DESCRITOS. COMO AS DEMAIS PENICILINAS, PODE OCORRER NEFRITE12 INTERSTICIAL13, POREM COM BAIXA FREQUENCIA. ALGUNS CASOS RAROS DE CONVULSOES EM PACIENTES COM NIVEL SERICO MUITO ELEVADO FORAM RELATADOS. RARAMENTE PODE OCORRER DOR E ESCURECIMENTO DA LINGUA14. PODEM SER VERIFICADAS SUPERINFECCOES15 POR GERMES RESISTENTES QUANDO A AMOXICILINA FOR UTILIZADA POR UM LONGO TEMPO.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
2 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
3 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
4 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
5 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
6 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
7 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
8 Febre do Feno: Doença polínica, polinose, rinite alérgica estacional ou febre do feno. Deve-se à sensibilização aos componentes de polens, sendo que os alérgenos de pólen provocam sintomas clínicos quando em contato com a mucosa do aparelho respiratório e a conjuntiva de indivíduos previamente sensibilizados.
9 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
10 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
11 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
12 Nefrite: Termo que significa “inflamação do rim” e que agrupa doenças caracterizadas por lesões imunológicas ou infecciosas do tecido renal. Alguns exemplos são a nefrite intersticial por drogas, a glomerulonefrite pós-estreptocócica, etc. Podem manifestar-se por hipertensão arterial, hematúria e dor lombar.
13 Intersticial: Relativo a ou situado em interstícios, que são pequenos espaços entre as partes de um todo ou entre duas coisas contíguas (por exemplo, entre moléculas, células, etc.). Na anatomia geral, diz-se de tecido de sustentação localizado nos interstícios de um órgão, especialmente de vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.
14 Língua:
15 Superinfecções: Geralmente ocorrem quando os antibióticos alteram o equilíbrio do organismo, permitindo o crescimento de agentes oportunistas, como os enterococos. As superinfecções podem ser muito difícil de tratar, porque é necessário optar por antibióticos eficazes contra todos os agentes que podem causá-las.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.