REAÇÕES ADVERSAS CARBOLITIUM

Atualizado em 24/05/2016

A TOXICIDADE1 DO LÍTIO ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO ÀS SUAS CONCENTRAÇÕES PLASMÁTICAS. NÍVEIS SÉRICOS ACIMA DE 1,5 MEQ/L REPRESENTAM MAIORES RISCOS DE TOXICIDADE1, EMBORA PACIENTES SENSÍVEIS POSSAM APRESENTAR ESTES QUADROS COM LITEMIA INFERIOR A 1,5 MEQ/L.
DIARRÉIA2, VÔMITOS3, SONOLÊNCIA, FRAQUEZA MUSCULAR E ALTERAÇÕES DA COORDENAÇÃO PODEM SER OS SINAIS4 PRECOCES DE UMA INTOXICAÇÃO POR CARBOLITIUM (CARBONATO DE LÍTIO) E PODEM OCORRER COM LITEMIA INFERIOR A 2,0 MEQ/L. EM NÍVEIS PLASMÁTICOS SUPERIORES, TONTURA5, ATAXIA6, VISÃO7 BORRADA, ZUMBIDOS E DIMINUIÇÃO DA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO URINÁRIA PODEM SER OBSERVADOS. LITEMIAS ACIMA DE 3,0 MEQ/L PODEM PRODUZIR QUADROS CLÍNICOS COMPLEXOS ENVOLVENDO MÚLTIPLOS ÓRGÃOS E SISTEMAS.
TREMORES FINOS DAS MÃOS8, POLIÚRIA9 E SEDE MODERADA PODEM OCORRER DURANTE O INÍCIO DA TERAPIA NA MANIA AGUDA E PODEM PERSISTIR DURANTE TODO O TRATAMENTO. NÁUSEAS10 TRANSITÓRIAS E MODERADAS, ALÉM DE MAL ESTAR GERAL, PODEM APARECER DURANTE OS PRIMEIROS DIAS DA LÍTIOTERAPIA. ESTES EFEITOS SÃO MAIS UMA INCONVENIÊNCIA DO QUE UMA CONDIÇÃO MÓRBIDA E DEVEM SER ORIENTADOS COMO TAL. PORÉM SE PERSISTIREM, A DIMINUÍÇÃO DA DOSE OU ATÉ A INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO PODEM ESTAR INDICADOS.
AS SEGUINTES REAÇÕES ADVERSAS DO LÍTIO APARENTEMENTE NÃO ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADAS COM OS NÍVEIS SÉRICOS:
NEUROMUSCULAR: TREMORES, HIPEREXCITABILIDADE MUSCULAR (FASCICULAÇÕES11, MOVIMENTOS CLÔNICOS NOS MEMBROS), ATAXIA6, MOVIMENTOS CORÊICOS, HIPERREFLEXIA12 EM TENDÕES13 PROFUNDOS.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL14: PERDA SÚBITA DE CONSCIÊNCIA PODE OCORRER, CONVULSÕES EPILEPTIFORMES, FALA PASTOSA, TONTURA5, VERTIGEM15, INCONTINÊNCIA URINÁRIA16 OU FECAL, SONOLÊNCIA, RETARDO PSICOMOTOR17, FADIGA18, CONFUSÃO, ESTUPOR, COMA19, DISTONIA20 AGUDA, NISTAGMO21.
CARDIOVASCULAR: ARRITMIA22 CARDÍACA, HIPOTENSÃO23, ALTERAÇÃO DA CIRCULAÇÃO24 PERIFÉRICA, BRADICARDIA25 SINUSAL SEGUIDA DE SÍNCOPE26.
NEUROLÓGICA: AUMENTO DA PRESSÃO INTRACRANIANA FORAM RELATADOS NA VIGÊNCIA DO USO DE LÍTIO.
SE NÃO DETECTADA, ESTA CONDIÇÃO PODE LEVAR AO ESTREITAMENTO DO CAMPO VISUAL27 E EVENTUAL AMAUROSE DECORRENTE DA ATROFIA28 DO NERVO ÓPTICO. O TRATAMENTO COM O LÍTIO DEVE SER INTERROMPIDO SE ISTO OCORRER.
GASTROINTESTINAL: ANOREXIA29, NÁUSEAS10 VÔMITOS3 E DIARRÉIA2.
GENITOURINÁRIO: ALBUMINÚRIA30, OLIGÚRIA31, POLIÚRIA9, GLICOSÚRIA32.
DERMATOLÓGICA: RESSECAMENTO E QUEDA DE CABELO33, CINESTESIAS, FOLICULITE, RESSECAMENTO DA PELE34 E EXACERBAÇÃO DA PSORÍASE35.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO36: VISÃO7 BORRADA E BOCA37 SECA.
ANORMALIDADES NA TIREÓIDE: BÓCIO38 EUTIREOIDEANO E/OU HIPOTIREOIDISMO39 (INCLUSIVE MIXEDEMA40) ACOMPANHADOS DA DIMINUIÇÃO DE T3 E T4 . PARADOXALMENTE CASOS RAROS DE HIPERTIREOIDISMO41
FORAM RELATADOS.
ALTERAÇÕES ELETROENCEFALOGRÁFICAS: LENTIFICAÇÃO DIFUSA, ALARGAMENTO DO ESPECTRO DE FREQÜÊNCIA, POTENCIAÇÃO E DESORGANIZAÇÃO DO RITMO PRÉVIO.
ALTERAÇÕES ELETROCARDIOGRÁFICAS: ACHATAMENTO42 REVERSÍVEL, ISOELETRICIDADE OU INVERSÃO DA ONDA T.
OUTRAS ALTERAÇÕES: FADIGA18, LETARGIA43, ESCOTOMAS44 TRANSITÓRIOS, DESIDRATAÇÃO45, PERDA DE PESO, SONOLÊNCIA. REAÇÕES ADVERSAS NÃO RELACIONADAS ÀS DOSES DO LÍTIO: ALTERAÇÕES ELETROENCEFALOGRÁFICA E ELETROCARDIOGRÁFICAS TRANSITÓRIAS, LEUCOCITOSE46, CEFALÉIA47, BÓCIO38 DIFUSO NÃO-TÓXICO COM OU SEM HIPOTIREOIDISMO39, HIPERGLICEMIA48 TRANSITÓRIA, PRURIDO49 GENERALIZADO COM OU SEM RASH50 CUTÂNEO51, ÚLCERAS52 CUTÂNEAS53, ALBUMINÚRIA30, AGRAVAMENTO DE SÍNDROMES CEREBRAIS ORGÂNICAS, GANHO DE PESO EXCESSIVO, EDEMA54 EM PUNHOS E TORNOZELOS, POLIÚRIA9, DIABETES INSIPIDUS55 E GOSTO METÁLICO. UM CASO DE SÍNDROME56 DE RAYNAUD (RESFRIAMENTO DOS DEDOS DAS MÃOS8 E DOS PÉS ACOMPANHADO DE DOR) FOI RELATADO UM DIA APÓS O INÍCIO DO TRATAMENTO COM O LÍTIO. APÓS A INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO HOUVE RESCIDIVA DO QUADRO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
2 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
3 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
4 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
5 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
6 Ataxia: Reflete uma condição de falta de coordenação dos movimentos musculares voluntários podendo afetar a força muscular e o equilíbrio de uma pessoa. É normalmente associada a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo. É um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico.
7 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
8 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
9 Poliúria: Diurese excessiva, pode ser um sinal de diabetes.
10 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
11 Fasciculações: 1. Implantações, formações de fascículos. 2. Leves contrações localizadas de fascículos musculares inervados por um único filamento nervoso motor, visíveis como breves tremores na superfície da pele.
12 Hiperreflexia: Definida como reflexos muito ativos ou responsivos em excesso. Suas causas mais comuns são lesão na medula espinal e casos de hipocalcemia.
13 Tendões: Tecidos fibrosos pelos quais um músculo se prende a um osso.
14 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
15 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
16 Incontinência urinária: Perda do controle da bexiga que provoca a passagem involuntária de urina através da uretra. Existem diversas causas e tipos de incontinência e muitas opções terapêuticas. Estas vão desde simples exercícios de fisioterapia até complicadas cirurgias. As mulheres são mais freqüentemente acometidas por este problema.
17 Psicomotor: Próprio ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.
18 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
19 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
20 Distonia: Contração muscular involuntária causando distúrbios funcionais, dolorosos e estéticos.
21 Nistagmo: Movimento involuntário, rápido e repetitivo do globo ocular. É normal dentro de certos limites diante da mudança de direção do olhar horizontal. Porém, pode expressar doenças neurológicas ou do sistema de equilíbrio.
22 Arritmia: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
23 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
24 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
25 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
26 Síncope: Perda breve e repentina da consciência, geralmente com rápida recuperação. Comum em pessoas idosas. Suas causas são múltiplas: doença cerebrovascular, convulsões, arritmias, doença cardíaca, embolia pulmonar, hipertensão pulmonar, hipoglicemia, intoxicações, hipotensão postural, síncope situacional ou vasopressora, infecções, causas psicogênicas e desconhecidas.
27 Campo visual: É toda a área que é visível com os olhos fixados em determinado ponto.
28 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
29 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
30 Albuminúria: Presença de albumina na urina. A albuminúria pode ser um sinal de nefropatia diabética (doença nos rins causada pelas complicações do diabetes mal controlado) ou aparecer em infecções urinárias.
31 Oligúria: Clinicamente, a oligúria é o débito urinário menor de 400 ml/24 horas ou menor de 30 ml/hora.
32 Glicosúria: Presença de glicose na urina.
33 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
34 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
35 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
36 Sistema nervoso autônomo: Parte do sistema nervoso que controla funções como respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e da digestão.
37 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
38 Bócio: Aumento do tamanho da glândula tireóide, que produz um abaulamento na região anterior do pescoço. Em geral está associado ao hipotireoidismo. Quando a causa desta doença é a deficiência de ingestão de iodo, é denominado Bócio Regional Endêmico. Também pode estar associado a outras doenças glandulares como tumores, infecções ou inflamações.
39 Hipotireoidismo: Distúrbio caracterizado por uma diminuição da atividade ou concentração dos hormônios tireoidianos. Manifesta-se por engrossamento da voz, aumento de peso, diminuição da atividade, depressão.
40 Mixedema: Infiltração cutânea causadora de edema firme e elástico nos tecidos, especialmente do rosto e dos membros, acarretada por diminuição da atividade da glândula tireoide (hipotireoidismo).
41 Hipertireoidismo: Doença caracterizada por um aumento anormal da atividade dos hormônios tireoidianos. Pode ser produzido pela administração externa de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo iatrogênico) ou pelo aumento de uma produção destes nas glândulas tireóideas. Seus sintomas, entre outros, são taquicardia, tremores finos, perda de peso, hiperatividade, exoftalmia.
42 Achatamento: 1. Ato ou efeito de achatar (-se); achatadura, depressão, rebaixamento. 2. Na astronomia, trata-se de um parâmetro geralmente muito pequeno, que caracteriza a não esfericidade de um astro em rotação, igual à variação relativa de uma grandeza quando se passa do equador ao polo. 3. Que tem ou tomou forma chata, plana.
43 Letargia: Em psicopatologia, é o estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo, do qual a pessoa pode ser despertada, mas ao qual retorna logo a seguir. Por extensão de sentido, é a incapacidade de reagir e de expressar emoções; apatia, inércia e/ou desinteresse.
44 Escotomas: Regiões da retina em que há perda ou ausência da acuidade visual devido a patologias oculares.
45 Desidratação: Perda de líquidos do organismo pelo aumento importante da freqüência urinária, sudorese excessiva, diarréia ou vômito.
46 Leucocitose: É o aumento no número de glóbulos brancos (leucócitos) no sangue, geralmente maior que 8.000 por mm³. Ocorre em diferentes patologias como em resposta a infecções ou processos inflamatórios. Entretanto, também pode ser o resultado de uma reação normal em certas condições como a gravidez, a menstruação e o exercício muscular.
47 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
48 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
49 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
50 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
51 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
52 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
53 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
54 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
55 Diabetes insipidus: Condição caracterizada por micções freqüentes e volumosas, sede excessiva e sensação de fraqueza. Esta condição pode ser causada por um defeito na glândula pituitária ou no rim. Na diabetes insipidus os níveis de glicose estão normais.
56 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.