PRECAUÇÕES FARMORUBICINA

Atualizado em 24/05/2016
O CONTEUDO DO FRASCO-AMPOLA ENCONTRA-SE DEBAIXO DE UMA PRESSAO NEGATIVA PARA MINIMIZAR A FORMACAO DE AEROSSOL DURANTE A RECONSTITUICAO; DEVERA SER TOMADO CUIDADO QUANDO A AGULHA E INSERIDA. DURANTE A RECONSTITUICAO PODE SE FORMAR UMA MASSA GELATINOSA QUE DISSOLVER-SE-A COMPLETAMENTE AGITANDO POSTERIORMENTE O FRASCO-AMPOLA. A SOLUCAO RECONSTITUIDA E QUIMICAMENTE ESTAVEL POR MAIS DE 48 HORAS A 2O-8OC OU 24 HORAS A TEMPERATURA AMBIENTE; DE QUALQUER MANEIRA, E RECOMENDADO QUE, DE ACORDO COM A BOA PRATICA FARMACEUTICA, A SOLUCAO NAO SEJA NORMALMENTE ESTOCADA POR MAIS DE 24 HORAS A 2O-8OC. EVITAR A EXPOSICAO DO PRODUTO A LUZ SOLAR OU A LUZ DIRETA. CONTATO PROLONGADO COM QUALQUER SOLUCAO DE PH ALCALINO DEVERA SER EVITADO, POIS ISSO PODERA RESULTAR EM HIDROLISE DO MEDICAMENTO. DESPREZAR QUALQUER SOLUCAO NAO UTILIZADA. E RECOMENDADO PARA O PESSOAL QUE MANIPULA A FARMORUBICINA O USO DE LUVAS PROTETORAS. DEVERA SER TOMADO CUIDADO PARA EVITAR A INSTALACAO DE QUALQUER PRODUTO AEROSSOL PRODUZIDO DURANTE A RECONSTITUICAO. DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO DEVERA SER TRATADO COM SOLUCAO DE HIPOCLORITO DE SODIO DILUIDO E ENTAO AGUA. TODOS OS MATERIAIS DE LIMPEZA DEVERAO SER CLASSIFICADOS DE ALTO RISCO, DEVENDO PORTANTO SER COLOCADOS EM SACOLAS FECHADAS E INCINERADOS. - INTERACOES MEDICAMENTOSAS: FARMORUBICINA NAO DEVERA SER MISTURADA COM HEPARINA, POIS PODE FORMAR-SE UM PRECIPITADO E NAO E RECOMENDADO QUE A FARMORUBICINA SEJA MISTURADA DIRETAMENTE COM OUTROS MEDICAMENTOS QUANDO E ADMINISTRADA ASSOCIADA. - SUPERDOSAGEM: DOSES ISOLADAS MUITO ALTAS DE FARMORUBICINA PODEM SER RESPONSAVEIS POR DEGENERACAO1 MIOCARDICA AGUDA DENTRO DE 24 HORAS E MIELODEPRESSAO GRAVE DENTRO DE 10-14 DIAS. O TRATAMENTO DEVERA CONCENTRAR OS ESFORCOS PARA A ASSISTENCIA DO PACIENTE DURANTE ESSE PERIODO E DEVERA UTILIZAR MEDIDAS TAIS COMO TRANSFUSAO2 DE SANGUE3 E MEDIDAS PARA RESOLVER EVENTUAIS PROBLEMAS NUTRITIVOS, INSUFICIENCIA CARDIACA4 RETARDADA TEM SIDO OBSERVADA COM AS ANTRACICLINAS 6 MESES APOS A SUPERDOSAGEM. OS PACIENTES DEVERAO SER OBSERVADOS CUIDADOSAMENTE E DEVERAO SER TRATADOS COM A MEDICACAO CONVENCIONAL, SE APARECEREM SINAIS5 DE INSUFICIENCIA CARDIACA4.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Degeneração: 1. Ato ou efeito de degenerar (-se). 2. Perda ou alteração (no ser vivo) das qualidades de sua espécie; abastardamento. 3. Mudança para um estado pior; decaimento, declínio. 4. No sentido figurado, é o estado de depravação. 5. Degenerescência.
2 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
4 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.