INFORMAÇÕES AO PACIENTE FOLACIN

Atualizado em 24/05/2016

FOLACIN (Ácido Fólico) trata-se de um complemento vitamínico à base de uma vitamina1 essencial para o organismo humano, portanto, está indicado para os casos onde há sua deficiência.

Cuidados no armazenamento: O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).


Prazo de validade

Gotas e Líquido: 24 meses após a data de fabricação.

Comprimidos Revestidos: 36 meses após a data de fabricação.

Verifique o prazo de validade no cartucho

Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido.


Conduta na gravidez2 e Lactação3: FOLACIN (Ácido Fólico) é um medicamento vitamínico complementar essencial na gestação e na lactação3. Informe ao médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se estiver amamentando.


Cuidados na administração: Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e o tempo de duração do tratamento.


Cuidados na interrupção: No tratamento das anemias megaloblásticas por carência de ácido fólico, a interrupção pode retardar a cura da doença.Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.


Reações Adversas: O ácido fólico é bem tolerado mesmo em doses diárias de 15 mg/dia, porém, ao surgimento de quadros alérgicos e desconforto gástrico, comunique o seu médico. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.


TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.


Ingestão com outros medicamentos: A dose de anticonvulsivantes deve ser ajustada pelo médico assistente, quando o paciente estiver fazendo uso de FOLACIN (Ácido Fólico).


Contra-indicações e Precauções: Até o momento, não foram relatados casos de contra-indicações para a utilização de FOLACIN ( Ácido Fólico ). FOLACIN ( Ácido Fólico ) deve ser administrado com cuidado em pacientes talassêmicos, devido à presença de ácido ascórbico em sua formulação.

O ácido fólico só deve ser indicado no tratamento da anemia perniciosa4, se associado à doses adequadas de cianocobalamina. Informar a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.


NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE5.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Anemia Perniciosa: Doença causada pela incapacidade do organismo absorver a vitamina B12. Mais corretamente, ela se refere a uma doença autoimune que resulta na perda da função das células gástricas parietais, que secretam ácido clorídrico para acidificar o estômago e o fator intrínseco gástrico que facilita a absorção da vitamina B12.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.