REAÇÕES ADVERSAS / EFEITOS COLATERAIS MICONAN

Atualizado em 25/05/2016

A hepatotoxicidade1 pode aparecer com o Cetoconazol e ser evidenciada com hepatomegalia2 e sintomas3 de colestase4. Ela é geralmente reversível com a suspensão do medicamento, mas pode se confundir com uma hepatite5 viral.

Pode suprimir a atividade adrenocortical e acarretar uma diminuição dos níveis séricos de testosterona, levando à uma oligospermia, azoospermia6, impotência7 e diminuição da libido8.

Sintomas3 gastrointestinais como náuseas9, vômitos10, dores epigástricas, adinamia, icterícia11 e diarréia12 podem aparecer. As fezes podem se apresentar descoradas e a urina13 colúrica.

Foram relatados casos de ginecomastia14, fotofobia15 e insônia em alguns pacientes.

4- POSOLOGIA:

Comprimidos:

Candidíase16 vaginal - 2 comprimidos por dia durante 5 dias

Micoses superficiais - 1 comprimido por dia de 2 a 3 meses

Pitiríase versicolor - 1 comprimido por dia de 2 a 4 semanas

Creme:

Pitiríase versicolor - 1 vez ao dia 2 a 4 semanas

Micoses superficiais - 1 vez ao dia 2 semanas a 2 meses

Dermatite17 por Monília - 1 vez ao dia 5 a 10 dias

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hepatotoxicidade: É um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas.
2 Hepatomegalia: Aumento anormal do tamanho do fígado.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Colestase: Retardamento ou interrupção do fluxo nos canais biliares.
5 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
6 Azoospermia: Ausência de espermatozódes no líquido seminal.
7 Impotência: Incapacidade para ter ou manter a ereção para atividades sexuais. Também chamada de disfunção erétil.
8 Libido: Desejo. Procura instintiva do prazer sexual.
9 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
10 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
11 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
12 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
13 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
14 Ginecomastia: Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc. Em certas ocasiões ocorrem de forma idiopática.
15 Fotofobia: Dor ocular ou cefaléia produzida perante estímulos visuais. É um sintoma freqüente na meningite, hemorragia subaracnóidea, enxaqueca, etc.
16 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
17 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.