MODO DE AÇÃO NOOTRON

Atualizado em 25/05/2016

NOOTRON, medicamento neurcorticotrópico, tem como base o piracetam, substância que inicia uma nova classe de medicamentos que atuam sobre o SNC1, preferencialmente ao nível do córtex, sede das atividades mentais superiores.

O piracetam ativaria o metabolismo2 das células3 corticais. Em verdade ele ativa, protege e restaura o funcionamento da célula4 nervosa em estado de "stress" e melhora as performances da mesma no seu estado normal.

Em síntese, o piracetam facilita certas formas de aprendizagem; aumenta a eficiência dos mecanismos que asseguram as consolidações da memória; aumenta as reservas energéticas da célula4 e facilita a sua mobilização quando necessário; reforça a resistência à hipoxia5 da célula4 cerebral e facilita a recuperação pós-anóxica.

Quando administrado por via oral, é completa e rapidamente absorvido, atingindo nível sangüíneo máximo em 45 minutos.

É eliminado principalmente pela urina6, sem sofrer biotransformação, em 30 horas; cerca de 1 a 2% são encontrados nas fezes.

A meia-vida no sangue7 é de 4 a 5 horas; nos pacientes com insuficiência renal8 total e irreversível, a meia-vida biológica é de 48 a 50 horas.

Atravessa a barreira placentária.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
5 Hipóxia: Estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos que pode ocorrer por diversos fatores, tais como mudança repentina para um ambiente com ar rarefeito (locais de grande altitude) ou por uma alteração em qualquer mecanismo de transporte de oxigênio, desde as vias respiratórias superiores até os tecidos orgânicos.
6 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
7 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
8 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.

Tem alguma dúvida sobre MODO DE AÇÃO NOOTRON?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.