MODO DE AÇÃO OXCORD 10 E 20 MG

Atualizado em 25/05/2016

OXCORD Nifedipina, composto di-hidropiridínico, é o mais potente antagonista1 do cálcio, cujo mecanismo de ação se realiza pelo bloqueio da passagem do cálcio dos espaços extracelulares para as fibras musculares2 do miocárdio3 e dos vasos, com conseqüente diminuição da contratilidade.

Como efeito dessa ação ocorre uma vasodilatação da rede coronária com maior oferta de oxigêncio ao músculo cardíaco4 e, ainda, uma diminuição da resistência vascular5 periférica, devida à vasodilatação sistêmica; baixa da pressão arterial6, causando hipotensão7; aumento do débito cardíaco8 e ligeiro aumento da freqüência cardíaca.

OXCORD Nifedipina é rápida e quase que totalmente absorvida (90%) e concentrações terapêuticas são encontradas no soro9, 2 a 3 minutos após a absorção sublingual e/ou em 10 minutos após a ingestão do comprimido. Os efeitos alcançam o máximo entre 10 e 30 minutos e permanecem algumas horas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
2 Fibras Musculares: Células grandes, multinucleadas e individuais (cilídricas ou prismáticas) que formam a unidade básica do tecido muscular esquelético. Constituídas por uma substância mole contrátil, revestida por uma bainha tubular. Derivam da união de MIOBLASTOS ESQUELÉTICOS com o sincício, seguida de diferenciação.
3 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
4 Músculo Cardíaco: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo.
5 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
6 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
7 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
8 Débito cardíaco: Quantidade de sangue bombeada pelo coração para a aorta a cada minuto.
9 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.