MODO DE AÇÃO OXCORD RETARD 20 MG

Atualizado em 25/05/2016

A nifedipina é potente bloqueador do fluxo transmembrana de cálcio dos depósitos extracelulares.
Desta forma, a nifedipina dificulta a contração das miofibrilas1 da musculatura lisa dos vasos, promovendo vasodilatação coronariana, aumentando a oferta de oxigênio à musculatura cardíaca, e vasodilatação sistêmica, diminuindo a resistência vascular2 periférica, o trabalho cardíaco e, portanto, o consumo de oxigênio da fibra cardíaca.

A atividade relaxante da nifedipina sobre a musculatura lisa dos vasos periféricos é responsável pela sua eficácia anti-hipertensiva. Concomitantemente à queda da pressão arterial3, a nifedipina aumenta discretamente a freqüência cardíaca; porém, em grau maior, aumenta o débito cardíaco4.

OXCORD RETARD pode ser associado com diuréticos5. Também pode ser associado com beta-bloqueadores que antagonizam a resposta adrenérgica (aumento da freqüência cardíaca e aumento da atividade plasmática da renina) provocada pela atividade anti-hipertensiva da nifedipina.

A associação de OXCORD RETARD com alfa-metildopa é particularmente útil quando se deseja proteger o parênquima6 renal7 das lesões8 conseqüentes da hipertensão9, pois, se a nifedipina aumenta o débito cardíaco4, a alfa-metildopa aumenta o fluxo plasmático renal7.

OXCORD RETARD também pode ser associado a outros agentes anti-hipertensivos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Miofibrilas: Feixes altamente organizados de actina (ACTINAS), MIOSINAS e outras proteínas encontradas no citoplasma de células musculares (esqueléticas e cardíacas), que se contraem devido a um mecanismo de filamentos deslizantes.
2 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
3 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
4 Débito cardíaco: Quantidade de sangue bombeada pelo coração para a aorta a cada minuto.
5 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
6 Parênquima: 1. Célula específica de uma glândula ou de um órgão, contida no tecido conjuntivo. 2. Na anatomia botânica, é o tecido vegetal fundamental, que constitui a maior parte da massa dos vegetais, formado por células poliédricas, quase isodiamétricas e com paredes não lignificadas, a partir das quais os outros tecidos se desenvolvem. 3. Na anatomia zoológica, é a substância celular mole que preenche o espaço entre os órgãos.
7 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
8 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
9 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.