PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS SCALID

Atualizado em 25/05/2016

Gerais: O produto deve ser administrado com cautela a pacientes com histórico de doenças hemorrágicas1, portadores de afecções2 do trato gastrointestinal superior3 e em pacientes sob tratamento com  anticoagulantes4 e outros fármacos inibidores da agregação plaquetária. Pacientes em tratamento com substâncias de limitada
tolerabilidade gástrica devem ser submetidos a rigoroso controle médico. Por ser a eliminação do fármaco5 predominantemente
renal6, o produto  deve ter sua posologia adaptada a pacientes  com  insuficiência7  renal6.
O tratamento deve  ser suspenso e deve-se  proceder um exame oftalmológico, caso ocorram perturbações  visuais em pacientes apresentando  histórico de alterações oculares  devidas  a outros fármacos antiinflamatórios não-esteroidais.
Gravidez8 e Amamentação9: Não foram relatadas até o momento evidências teratogênicas ou detecção no leite materno, porém  seu  emprego não é aconselhado durante  os períodos de gravidez8 e lactação10.
Pediatria: Não são conhecidas informações específicas relacionadas ao uso de SCALID em crianças, entretanto não se recomenda seu uso em menores de 1 ano de idade.

- Interações Medicamentosas:
À semelhança de outros fármacos antiinflamatórios não-esteróidais, a Nimesulida pode sofrer interações com álcool e com substâncias comprovadamente irritativas  da  mucosa11 gástrica, exacerbando os respectivos potenciais gastrolesivos; também  interage com ácido acetilsalicílico, metotrexato, lítio e anticoagulantes4, aumentando o risco de hemorragias12  gastrointestinais.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemorrágicas: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
2 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
3 Trato Gastrointestinal Superior: O segmento do TRATO GASTROINTESTINAL que inclui o ESÔFAGO, o ESTÔMAGO e o DUODENO.
4 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
5 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
10 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
11 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
12 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.