POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO SEREVENT ROTADISKS E SPRAY

Atualizado em 25/05/2016
Serevent Rotadisks é administrado somente pela via inalatória, usando o aparelho inalador diskhaler, conforme as instruções de uso. Adultos: um receptáculo (bolha1) correspondente a 50 mcg de salmeterol, 2 vezes ao dia. Em pacientes com obstrução mais severa das vias aéreas até 2 receptáculos (2 bolhas) correspondentes a 2 x 50 mcg de salmeterol, 2 vezes ao dia. Até o presente existem dados insuficientes para recomendar o uso de salmeterol em crianças. Não há necessidade de se ajustar a dose em pessoas idosas. Serevent Spray é administrado somente pela via inalatória, conforme as instruções de uso. Adultos: duas inalações (2 x 25 mcg de salmeterol) 2 vezes ao dia. Em pacientes com obstrução das vias aéreas mais severa recomenda-se quatro inalações (4 x 25 mcg de salmeterol) 2 vezes ao dia. Existem dados clínicos insuficientes até o presente para se recomendar o uso de salmeterol em crianças. Não há necessidade de ajustar a dose em pessoas idosas. Para se obter completo benefício terapêutico recomenda-se o uso regular de Serevent no tratamento da obstrução reversível das vias aéreas. O início do efeito broncodilatador2 do salmeterol geralmente ocorre em aproximadamente 5-10 minutos. O completo benefício será observado após a primeira ou segunda dose do produto. Os efeitos broncodilatadores3 do salmeterol geralmente permanecem durante 12 horas, e isto é particularmente importante no tratamento dos sintomas4 da asma5 noturna e no controle da asma5 induzida por exercícios. Com o uso do salmeterol os requerimentos para qualquer outra terapia broncodilatadora sintomática6 são geralmente reduzidos, de modo que a maioria dos pacientes podem ser mantidos somente com o salmeterol, sem necessidade de qualquer broncodilatador2 sintomático7 adicional. Se os sintomas4 persistirem o paciente deve usar um agonista8 beta-2 de ação curta por inalação, para aliviar os sintomas4, mas esta necessidade é geralmente uma indicação de que o controle de sua obstrução das vias aéreas não é ótimo e que outro tratamento deve ser considerado. Este pode envolver aumento da dose de salmeterol e(ou) início ou aumento da dose de tratamento profilático. Como podem ocorrer efeitos adversos associados com dose excessiva, a dosagem ou freqüência da administração somente deve ser aumentada sob orientação médica.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Bolha: 1. Erupção cutânea globosa entre as camadas superficiais da epiderme, cheia de serosidade, líquido claro, pus ou sangue, causada por inflamação, queimadura, atrito, efeito de certas enfermidades, etc. Deve ter mais de 0,5 cm. Quando tem um tamanho menor devem ser chamadas de âvesículasâ. 2. Bola ou glóbulo cheio de gás, ar ou vapor que se forma (ou se formou) em alguma substância líquida ou pastosa, especialmente ao ser agitada ou por ebulição ou fermentação. 3. Saliência oca em uma superfície.
2 Broncodilatador: Substância farmacologicamente ativa que promove a dilatação dos brônquios.
3 Broncodilatadores: São substâncias farmacologicamente ativas que promovem a dilatação dos brônquios.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
6 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
7 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
8 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.