COMPOSIÇÃO &NBSP TERICIN AT

Atualizado em 25/05/2016

Creme Vaginal: Cada 4g de creme contém:  Cloridrato de Tetraciclina 100 mg  Anfotericina B 50 mg  Excipiente: Base Neutra Hidrossolúvel, Álcool Cetílico, Óleo Mineral, Metilparabeno, Propilparabeno, Hidróxido de Sódio, Vitamina1 E Oleosa, Metabissulfito de Sódio, Água Destilada.  

- INFORMAÇÕES AO PACIENTE  TERICIN AT contém em sua fórmula Tetraciclina e Anfotericina B, associação eficaz no tratamento das vulvovaginites e colpites de etiologia2 única e mista causadas por bactérias, fungos ou Trichomonas.  Cuidados na Conservação:  O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).  Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação.  Verifique a data de fabricação no cartucho.  Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.  Conduta na gravidez3 e lactação4:  Apesar do produto ser de ação tópica e não apresentar ação sistêmica, TERICIN AT deve ser administrado com extrema cautela durante a gravidez3, sobretudo se a gestante for portadora de insuficiência renal5. Deve-se evitar o uso do TERICIN AT na fase de desenvolvimento da dentição6, que corresponde ao último trimestre de gravidez3 e ao período de lactação4, já que a tetraciclina, um dos princípios ativos da formulação, pode afetar a coloração dos dentes do neonato7. Informar seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.  Cuidados na administração:  Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.  Modo de Usar  1. Rasgue o envelope.  2. Retire a tampa e coloque o êmbolo8 na extremidade oposta.  3. Coloque o aplicador até o fundo da vagina9 e empurre o êmbolo8 até o final.  4. Despreze o aplicador e guarde o êmbolo8 até o final do tratamento.  NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.  

- Reações Adversas:  
As reações adversas mais comuns são: ardor10 e prurido11 local. Informar seu médico o aparecimento de reações adversas.  
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.  O uso concomitante de TERICIN AT com álcool e/ou alimentos não afeta a atuação do produto. Informar ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.  NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE12.  

- INFORMAÇÕES TÉCNICAS  
A Anfotericina B contida no TERICIN AT, possui atividade efetiva contra a Candida albicans e tem sido amplamente usada sob a forma tópica no tratamento de candidíase13 genital.  Verificou-se que Trichomonas e bactérias vivem em perfeita simbiose14. Algumas pacientes portadoras de Trichomonas apresentam exacerbação da sintomatologia depois que tal associação se manifesta. A utilização do glicogênio15 das paredes vaginais pelos Trichomonas e a conseqüente elevação do pH vaginal, estimula a invasão bacteriana.  A ação principal da tetraciclina é de eliminar as bactérias que favorecem a proliferação dos Trichomonas, rompendo o ciclo simbiótico.  Tanto a Tetraciclina, como a Anfotericina B, não são absorvidas, não apresentando, portanto, ação sistêmica.  

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Dentição: Os dentes conjuntamente na arcada dentária. Normalmente, a dentição se refere aos dentes naturais posicionados em seus alvéolos. A dentição referente aos dentes decíduos é a DENTIÇÃO PRIMÁRIA; e a referente aos dentes permanentes é a DENTIÇÃO PERMANENTE.
7 Neonato: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
8 Êmbolo: 1. Cilindro ou disco que se move em vaivém no interior de seringas, bombas, etc. 2. Na engenharia mecânica, é um cilindro metálico deslizante que recebe um movimento de vaivém no interior de um cilindro de motor de combustão interna. 3. Em artes gráficas, é uma haste de ferro com um cilindro, articulada para comprimir e lançar o chumbo ao molde. 4. Em patologia, é um coágulo ou outro tampão trazido pela corrente sanguínea a partir de um vaso distante, que obstrui a circulação ao ser forçado contra um vaso menor. 5. Na anatomia zoológica, nas aranhas, é um prolongamento delgado no ápice do aparelho copulador masculino.
9 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
10 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
11 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
12 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
13 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
14 Simbiose: Tipo de associação intima e duradora entre seres vivos de 2 espécies diferentes, pela qual é assegurada a sobrevivência de ambas as espécies em função das trocas metabólicas ou de outros fatores indispensáveis.
15 Glicogênio: Polissacarídeo formado a partir de moléculas de glicose, utilizado como reserva energética e abundante nas células hepáticas e musculares.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.