POSOLOGIA HIDRAFIX 90 SOLUÇÃO ORAL CONCENTRADA

Atualizado em 25/05/2016

Na fase de reidratação: a solução preparada deve ser oferecida ao paciente com grande freqüência, permitindo que o volume e a velocidade de ingestão sejam determinados por sua aceitação. Como regra geral, recomenda-se de 100 a 150 ml/kg de peso corporal, a serem administrados em período de 4 a 6 horas; é possível, entretanto, grande variação entre pacientes.
Na fase de manutenção: a solução preparada deve ser oferecida ao paciente com freqüência, alternada com outros líquidos (leites, sucos, chás, sopas, água. Administrações de solução preparada podem ser feitas adicionalmente, a cada evacuação líquida.

- Conduta na Superdosagem:

Na eventualidade da ingestão de doses  muito acima das preconizadas pode ocorrer hipernatremia1 e/ou hiperpotassemia. As formas leves são geralmente assintomáticas. Hipernatremia1 severa pode manifestar-se por febre2 elevada, sede, oligúria3, alteração da consciência, irritabilidade, hiper-reflexia, rigidez de nuca e convulsões; não corrigida pode levar a lesão4 cerebral. Hiperpotassemia severa pode causar fraqueza e paralisia5 musculares, arritmias6 cardíacas, falência circulatória e parada cardíaca.
Tratamento: acompanhamento com dosagens freqüentes de eletrólitos7 sangüíneos. Administração de água, alternadamente com a solução para TRO, ou substituição por hidratação I.V., orientada por dosagens de eletrólitos7 sangüíneos. Em hiperpotassemia, acompanhamento por ECG; medidas paliativas de curta duração, visando impedir ação tóxica sobre o miocárdio8, como injeção9 I.V. de gluconato de cálcio, infusão de soluções alcalinizantes, infusão de insulina10 e glicose11 (1U/4g) para favorecer a entrada de potássio nas células12. Nos casos mais graves, de hipernatremia1 e/ou hiperpotassemia, diálise13 peritonial.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS14, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipernatremia: Excesso de sódio no sangue, indicativo de desidratação.
2 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
3 Oligúria: Clinicamente, a oligúria é o débito urinário menor de 400 ml/24 horas ou menor de 30 ml/hora.
4 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
5 Paralisia: Perda total da força muscular que produz incapacidade para realizar movimentos nos setores afetados. Pode ser produzida por doença neurológica, muscular, tóxica, metabólica ou ser uma combinação das mesmas.
6 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
7 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
8 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
9 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
10 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
11 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
12 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
13 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
14 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.