
PRECAUÇÕES TAMOXIFENO 10 MG E 20 MG
Deve-se levar em consideração a relação risco-benefício quando existem os seguintes problemas médicos: cataratas ou distúrbios da visão1, leucopenia2, sensibilidade ao TAMOXIFENO, trombocitopenia3.
As pacientes em tratamento com TAMOXIFENO poderão apresentar amenorréia4. No decorrer do tratamento poderá aparecer, se bem que raramente, cisto ovariano e irregularidade menstrual nas pacientes que tomarem doses de 40 mg duas vezes ao dia, durante curtos períodos de tempo.
Pode induzir a ovulação5, o que coloca as pacientes no risco de engravidar.
Durante estudos de post-marketing, foram reportadas elevações nos níveis de T4 em algumas pacientes na pós menopausa6, que podem ser explicadas por aumentos na ligação do hormônio7 tireiodeano à globulina8. Essas elevações não foram acompanhadas por hipertireoidismo9 clínico.
Variações no índice de cariopicnose em esfregaços vaginais e vários graus de efeito estrogênico sobre esfregaços Papa Nicolau, têm sido infreqüentemente observadas em pacientes na pós menopausa6.
Nos estudos post-marketing com citrato de TAMOXIFENO, têm sido reportados, sem grande freqüência, casos de hiperlipidemias. Monitorização dos triglicérides10 e colesterol11 plasmático podem ser indicados para pacientes12 com hiperlipidemias pré-existente.
Testes sanguíneos periódicos completos, incluindo contagem de plaquetas13, devem ser realizados. Recomenda-se, também, verificar periodicamente as concentrações séricas de cálcio.