PRECAUÇÕES AMPICILINA

Atualizado em 20/09/2017
COMO TODOS OS DERIVADOS PENICILINICOS, AMPICILINA PODE PROVOCAR REACOES DE HIPERSENSIBILIDADE QUE DEVEM SER TRATADAS COM ANTI-HISTAMINICOS E CORTICOSTEROIDES E QUE REGRIDEM APOS A RETIRADA DO ANTIBIOTICO. DEVE-SE REALIZAR TESTES BACTERIOLOGICOS PARA A DETERMINACAO DOS MICROORGANISMOS CAUSADORES DA INFECCAO1, ASSIM COMO A SENSIBILIDADE DESTES A AMPICILINA, ANTES DA INSTITUICAO DE QUALQUER MEDICACAO ANTIMICROBIANA. A SUSCEPTIBILIDADE2 RELATIVA IN VITRO DEVE SER DETERMINADA PELO METODO KIRBY-BAUER, UTILIZANDO-SE DISCOS DE AMPICILINA DE 10 MCG. ANTES DE INICIAR-SE O TRATAMENTO COM AMPICILINA DEVE-SE REALIZAR ANAMNESE3 CRITERIOSA SOBRE HISTORIA DE HIPERSENSIBILIDADE AS PENICILINAS, CEFALOSPORINAS OU OUTROS ALERGENOS4. CASO OCORRAM REACOES ALERGICAS DEVE-SE INTERROMPER O USO DA AMPICILINA. REACOES ANAFILATICAS5 INTENSAS REQUEREM TRATAMENTO DE EMERGENCIA6 COM ADRENALINA7, OXIGENIO, CORTICOSTEROIDES ENDOVENOSOS E CONTROLE RESPIRATORIO, INCLUINDO INTUBACAO, SE NECESSARIO. QUANDO O PRODUTO FOR UTILIZADO POR MUITO TEMPO DEVE-SE AVALIAR A POSSIBILIDADE DE SUPERINFECCAO8 POR PATOGENOS MICOTICOS OU BACTERIANOS. NESTES CASOS DEVE-SE INSTITUIR TERAPEUTICA9 ADEQUADA. PODE HAVER ACUMULO DE AMPICILINA EM PACIENTES COM COMPROMETIMENTO INTENSO DA FUNCAO RENAL10 (CLEARANCE DE CREATININA11 MENOR QUE 30 ML/MINUTO), ENTAO SUGERE-SE UM ESPACO MAIOR ENTRE AS DOSES A CADA 12 OU 16 HORAS PARA TRATAMENTO DAS INFECCOES12 SISTEMICAS, EMBORA DOSES USUAIS POSSAM SER EMPREGADAS PARA INFECCOES12 DO TRATO URINARIO13.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Susceptibilidade: 1. Ato, característica ou condição do que é suscetível. 2. Capacidade de receber as impressões que põem em exercício as ações orgânicas; sensibilidade. 3. Disposição ou tendência para se ofender e se ressentir com (algo, geralmente sem importância); delicadeza, melindre. 4. Em física, é o coeficiente de proporcionalidade entre o campo magnético aplicado a um material e a sua magnetização.
3 Anamnese: Lembrança pouco precisa, reminiscência, recordação. Na filosofia platônica, é a rememoração gradativa através da qual o filósofo redescobre dentro de si as verdades essenciais e latentes que remontam a um tempo anterior ao de sua existência empírica. Na medicina, é o histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre o seu caso clínico. É uma espécie de âentrevistaâ feita pelo profissional da saúde, em que o paciente é submetido a perguntas que ajudarão na condução a um diagnóstico mais preciso. Ela precede o exame físico em uma consulta médica.
4 Alérgenos: Substância capaz de provocar reação alérgica em certos indivíduos.
5 Reações anafiláticas: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
6 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
7 Adrenalina: 1. Hormônio secretado pela medula das glândulas suprarrenais. Atua no mecanismo da elevação da pressão sanguínea, é importante na produção de respostas fisiológicas rápidas do organismo aos estímulos externos. Usualmente utilizado como estimulante cardíaco, como vasoconstritor nas hemorragias da pele, para prolongar os efeitos de anestésicos locais e como relaxante muscular na asma brônquica. 2. No sentido informal significa disposição física, emocional e mental na realização de tarefas, projetos, etc. Energia, força, vigor.
8 Superinfecção: Geralmente ocorre quando os antibióticos alteram o equilíbrio do organismo, permitindo o crescimento de agentes oportunistas, como os enterococos. A superinfecção pode ser muito difícil de tratar, porque é necessário optar por antibióticos eficazes contra todos os agentes que podem causá-la.
9 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
10 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
11 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
12 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
13 Trato Urinário:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.